Postado originalmente por
Iceman
Concordo que falta de oportunidade pode até levar uma pessoa a roubar por necessidade, mas não leva uma pessoa de "carater" a ser "espertinho".
Tem "esperto" em todas as classes sociais. Acho até que tem menos nas classes menos favorecidas.
Pelo que pude observar , ao longodos meus 55 anos, as pessoas mais humildes geralmente são até mais solidárias e se preocupam mais com o bem estar do próximo do que as pessoas mais "favorecidas".
O problema do brasileiro é que a culpa nunca é dele, sempre de outras pessoas ou instituições.
Se o cara é pobre, não é porque matou aula na infãncia para ir jogar bola, ou deixcou de estudar para ir a baile Funk. É sempre culpa da "sociedade".
Conheço exemplos de gente sem recursos, mas que mesmo assim se esforçou e conseguiu quebrar o ciclo da miséria.
Como também conheco "filinho de papai" que virou um zero a esquerda.
Há algum tempo atrás, eu encontrava todo dia (fizesse Sol ou chuva) um cara no mesmo farol vendendo balas (aqueles caras que penduram o saco no retrovisor).
Pensei comigo mesmo: -"Esse cara é bem esforçado. Acho que vale a pena dar uma chance para o garoto (devia ter lá seus 19-20 anos)"
E oferecí a ele um emprego na minha empresa, inicialmente como ajudante geral na fábrica, mas dependendo do seu desempenho, poderia iniciar ali uma carreira promissora, aprender uma profissão etc.
A minha decepção foi tremenda quando ele me respondeu: -"Ah não, ganho mais aqui vendendo balas e trabalho menos".
Ou seja: Jogou fora a oportunidade de aprender uma profissão e subir na vida.
Aposto que hoje está com seus 30 anos, mas ainda no farol vendendo balas.
Agora vai me dizer que foi falta de oportunidade? Foi culpa da sociedade? Ou foi o cara que não teve visão, foi imediatista e escolheu o caminho mais fácil?
Garanto que para a maioria aqui as coisas não cairam do céu.
Talvez tenhamos tido mais oportunidades sim, mas tivemos o bom senso de agarrar estas oportunidades e aproveitá-las.
É aquela velha estória: -"Todo mundo só vê as cachaças que eu tomo, os tombos ninguem vê", ou seja, todo mundo me vê andando de BMW hoje, mas o quanto eu ralei para chegar até aqui, ninguem quer saber.