Realmente é relativo. "Segurança" em cima de uma moto a mais de 100 km por hora realmente é algo muito teórico... Interessante o que você disse sobre não "sentir" segurança sob um capacete bem classificado, acho que isso influi até na maneira de pilotar. Poderia me dizer o que não te dá confiança no seu capacete e quais você anda namorando?
Vou levantar outra questão curiosa... pela classificação Sharp os capacetes da BMW e da Schubert são uma porcaria, assim como boa parte dos Shoei... o GT Air da Shoei recebeu 3 estrelas e o Noetec (articulado) quatro!
Analisando esses resultados começo à achar que a Sharp tem um diretor brasileiro... kkkk. Sei não, mas me parece que algo está errado!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Eu uso um articulado Shoei Multitec é show , leve , silencioso ja tenho a mais de 5 anos . Peguei agora um Shoei Neotec ( substituiu o modelo Multitec ) leve tambem , mais moderno mas achei um pouco mais barulhento que o Multitec . abs.
Os articulados geralmente apresentam fragilidade na região temporal (lateral). E nas avaliações, há uma porcentagem de probabilidades (!?!?!) de abrir a articulação em caso de impacto. Eu acho o Sharp muito bom, mas olho todos os detalhes e nunca somente a nota final. A média de notas não dizem tudo que se precisa saber.
Esse papo de capacete Sharp está parecendo as estrelas Michelin nos restaurantes, gasta-se uma nota preta no restaurante 5 estrelas e sai morrendo de fome..kkkk
Eu sou contra capacete articulado, por um único motivo, cedo ou tarde vai rodar com ele aberto. Uma aceleradinha a mais ninguém vai ver, e aí mora o perigo. Um acidente com ele levantado pode ser trágico.
Eu tenho dois capacetes, um Shoei GT air Regalia e um LS2 Pionner.. Apesar de adorar o estilo Dual Sports, estou sem coragem de ir com ele para o Ushuaia. Acústica zero, e vedação contra o vento precário. Esse capacete é bom para lugares muito quentes e com pouco vento.. O Shoei GT air é infinitamente mais confortável.
Estou a procura de um capacete Dual Sports 5 estrelas com viseira solar, porém acho que não existe.
São aspectos curiosos mesmo. Há um Caberg articulado que custa US$200 com cinco estrelas e, no entanto, há 13% de chances de ele abrir na queda. Também curioso é o fato de os BMW estarem piorando a cada versão. O System 5, cinco estrelas, o System 6, quatro e o 6 EVO, três... Fico pensando em quantas estrelas ganhará o System 7...É possível que os testes estejam ficando mais rigorosos (?) (e, com isso, a Instituição cada vez mais poderosa). Será que existe propina por lá (rsrs)?
Minha opinião é que o conforto dos articulados relamente na maioria é melhor, mas o usuário tem que ser muito disciplinado, pois a "facilidade" de mante-lo aberto é muito grande e é nessas horas que o pior pode acontecer. Também, fiz uns testes no modelo LS2 Metro 324 e não tive uma boa impressão da trava (pino). achei fraco, passando a impressão que pode abrir com impacto moderado.
Ex: Honda ML 125; Honda CG Titan;Honda Estrada 200;F 800 GS Trophy
Atual: Honda CB 500 e R1200 GSA
Obrigado pelos comentários. Vou juntando as informações e fazer a escolha quando tiver que ser...