Postado originalmente por
Possenti
Olá pessoal.
Gostaria de compartilhar com vocês um relato de minha viagem agora de final de ano com a K51. Foram 31 dias, 14500 km, 6 países (Argentina, Chile, Peru, Equador, Bolivia e Paraguai) (+o nosso).
Entramos pela Argentina, subi o Passo Jama e entrei no Peru por Arica. Percorri todo o litoral do Peru até o Equador. Infelizmente, não pudemos ter ido mais a frente, pois haviam muitos deslizamentos na Panamericana na colômbia, e também grupos guerrilheiros dissidentes da Farc que estavam atormentando por lá.
Bom, o interessante para o Fórum que por isso posto é o seguinte: O gps original da BMW Navigator V com mapas originais NÃO POSSUI os mapas do EQUADOR e nem da BOLIVIA. Existe um acordo de vendas da Garmin USA que ela não fornece os mapas, ficando a Garmin destes países com o direito de comercializar.
Isso me causou transtornos, pois eu não sabia disso e me peguei a noite chegando em MACHALA-EQ. Tentei baixar e instalar, mas não consegui. tive que em Guaiaquil ir na Garmin e bancar US$70 pelo mapa. A bolívia ele instalou um geral, mas não consigo rotear.
Vale a dica aos que pretendem ir praquelas bandas...
Outra coisa, o pneu Heidenau K60. Para aqueles que lembram, eu havia frisado para diminuir os efeitos ruins na chuva. Pois bem, o pneu se comportou muito bem, sem nenhum susto ou comportamento inadequado. Além disso, duraram a viagem inteira (14500km) e ainda podem ir um pouco mais... Andei 99,9% em asfalto e de maneira civilizada, sabendo tocar, mas andando forte quando possível.
Quanto ao comportamento da moto, foi perfeita, apenas um raio traseiro que perdi, não sei como. Troquei em Lima Peru o raio e o óleo(na garagem do hotel Ibis Miraflores). Atualmente a moto está com 45 mil km. Na volta, a revisão dos 50k em Cascavel.
Achei pertinente postar isso para compartilhar.
Saudações
Marco