Beleza de dica, Beto!!
Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?
Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.
Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.
Abçs
Luiz
Boa noite Cerqueira o problema é que é uma moto e o risco de causar acidente com o eixo girando é grande. Pois gira lateralmente se enrolar em alguma coisa pode derrubar a moto e condutor. Já a corrente gira no sentido do deslocamento da moto e risco e menor. Se a posição do cardan fosse na mesma direção da roda(central) talvez fosse aberto. Nas motos mais antigas era uma haste mais fina e sem o túnel.
Eraldo
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Muito bacana essa revisão. Fiquei com algumas dúvidas, pois estou estudando para eu fazer a manutenção da moto e dos cardãs. Achei grave a questão da agua junto ao cardã, relevando que essa infiltração deve acontecer de novo. Já o cardã, apesar de sujo e pequenas manchas de ferrugem achei em bom estado.
- Olhando os cardãs das LC 1200 na net, vi que geralmente são pintadas de cinza escuro ou cinza. Posteriormente, nas fotos do Roberto vi o cardã limpo e brilhando. Fiquei pensando se eles não jatearam de areia ou algum outro processo de limpeza que deixou brilhando todo na cor metalica e se isso não deixa mais exposto ao clima, afinal agora deve ter apenas a camada de graxa ( sabão de litio? Alguém sabe ? Heraldo? )
Fiquei pensando tb como funciona a vida útil do amortecedores com regulagem eletrônica, já que nos carros os amortecedores são trocados com 60k.
De resto achei o custo da revisão muito bom, quando comparado ao da concessionária, tendo em vista todo o serviço que foi realizado. A motoca parece realmente zerada.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Última edição por Marcelo DC; 10-02-2018 às 22:10.
Realmente a tinta original de proteção foi removida no jateamento ou lavagem com produto químico. Poderiam ter repintado a peça somente pra proteção mesmo, mas como não vai fazer diferença pois a oxidação não compromete a peça, só esteticamente. Nada que uma graxa azul de lítio não proteja. A poeira adere a graxa mas fica do lado de fora.
Eraldo.
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Tens razão, mas creio ser por estética e segurança. Porém, o que acho curioso nesta "novela" dos cardãs, é por quê eles tem quebrado?
É que em função disso, muita gente abre, vê uma oxidação superficial e se assusta. Mas, vamos lá, se oxida é porque entra água ou humidade. O que eu questionaria a Bmw se tivesse uma 1200 é, aquele compartimento é estanque ou não? Se for por quê e onde há falha na estanqueidade?
Se não for o caso, uma oxidação superficial então é aceitável e certamente não causaria a quebra. Daí novamente a pergunta, por quê quebra? É muito fácil diante de uma peça quebrada ver se quebrou por fadiga (ficou algum tempo no processo de falha) ou quebrou por colapso pontual, travou e rompeu por exemplo. Aí foi uma causa pontual que precisa ser conhecida!
Enfim, essa paranóia no cardã deve ser rastreada e o modo de falha identificado corretamente! Senão, as vantagens do cardã que são propagadas como maciez na tocada, CONFIABILIDADE, e durabilidade foram para o espaço. Pois vejo colegas falando em lubrificar, desmontar etc,,,, regularmente.
Bem, espero ter ajudado.
Penso que existe um equívoco conceitual de que cardã não exige manutenção!
Como tudo em todas as máquinas, a manutenção é a alma do negócio! Abrir uma vez cada 20k ao menos considero essencial para uma vida longa e feliz! Kkkk
Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Tb gostaria de mais informações sobre os motivos reais de quebra, como o Marcio colocou acima.
Perez
Leandro Perez
Ribeirão Preto/SP
R 1200 GS