Se tratando de um item de segurança e visto a quantidade de problemas deveria ser item obrigatório de inspeção.
Ou mudar o sistema como cardan de outras marcas que o sistema é selado.
Se tratando de um item de segurança e visto a quantidade de problemas deveria ser item obrigatório de inspeção.
Ou mudar o sistema como cardan de outras marcas que o sistema é selado.
Eu sempre fiz tudo nas minhas motos(menos motor),claro que assustado com tanta tecnologia destas motos atuais,mas muita coisa continua a mesma coisa,basta termos ferramentas,um torquimetro e informações,ai já dá ´para fazer bastante coisa.Eu gosto.
Uma vez pedi para o consultor da Power verificar o cardã da minha,mas ele negou meu pedido e falou;so pagando $$$$$$.Hehehe.
ps.Haaa,um local para fazer o trabalho tranquilamente.
A perca das estrias pode ser falta de lubrificação ou material de baixa qualidade. O cardã na ponta que liga ao terminal do cambio é preso por um anel de pressão, ali ele não movimenta. No terminal do diferencial o pino é maior por que ele movimenta conforme a suspensão traseira trabalha. A falta de lubrificação naquele ponto iria ocasionar atrito e poderia desgastar o entalhe do cardã.
Já li muita reclamação de quando as motos passaram a ser montadas na fábrica da dafra, relatos que pareciam ser da qualidade dos materiais usados.
No meu ponto de vista a BMW deveria incluir no plano de revisão vistoria e lubrificação do cardã, nenhuma graxa é eterna. E resolveria de maneira preventiva boa parte das reclamações sobre isso.
O que me parece nenhuma marca faz esse tipo de manutenção, pelo que andei pesquisando.
"so pagando $$$$$$.Heheh"
Por isso eu faço a manutenção da minha moto, não uso torquimetro nem nenhuma ferramenta diferente. É manual de serviços e kit de chave torks quase abre a moto toda.
Nenhum mecânico vai ter o mesmo cuidado que o dono tem, o $$$$ gasto em gasolina e cerveja
Finger, baixa o programa da bmw, tem tudo, eu upei ele nesse link
https://drive.google.com/file/d/1Vr2...pWFLqXdpx/view
PS: O arquivo é grande
A minha É uma r1200gs AC/2012
atualmente com 98.000km
A corrosão ataca qualquer tipo de material. Uns cedem mais que outros...Manutenção preventiva se mostra muito mais barata no médio e longo prazos do que achar que a moto é eterna...
é isso aí Danilo...já comentei sobre isso tempos atrás em outros tópicos. O dono de qualquer moto que se aventure por aí tem que entender um mínimo e não cai pedaço algum...
Saudações
Tambem acho muito importante a manutenção preventiva,saber se safar de um eventual problema mecânico,eletrico,eletronico de nossas motocicletas de Aventura é muito importante.Por isso busco sempre aprender,embora a LC seja uma moto muito vendida, acho que tem muito pouco material de manutenção delas no You tube por exemplo.Mas vamos com calma,aqui no forum tenho muita ajuda e pego dicas preciosas.Bons ventos e sem quebras rs.
Realmente deveria aparecer essa inspeção e manutenção no plano de revisões.
Eu tive a sorte de acompanhar in loco várias aberturas do meu cardan para inspeção.
Moto com baixa km e cardan perdido precisaria investigar mais pois não é normal.
Fazer a manutenção é parte da aventura, pelo menos pra mim.
Pra quem faz a própria manutenção ou leva para algum mecânico de confiança, coloque ou peça para colocar uma camada de graxa fina, no corpo do cardã, reduz muito a oxidação, pois evita o contato com o ar e repele a água.