Olá pessoal.
Trago aqui um relato sobre o comportamento da embreagem de minha 1200gs (R 1200 GS AC Adv 2009). Quem sabe, alguém já tenha enfrentado algo semelhante.
Comportamento 1:
Há cerca de um mês, passei a perceber uma flutuação da altura do manete de embreagem durante a operação. As vezes baixo, as vezes alto porém sem padrão muito definido.
Dependendo do regime de utilização, ele oscilava bastante. Ou seja: em nada tinha a ver com regulagem de manete, ok ?
Certo dia, após ministrar minhas aulas, peguei a moto no estacionamento e no trajeto pra casa, após parar em dois semáforos e na reduzida de 3a para 2a, fiquei totalmente sem embreagem. O manete encostou no punho; aproveitei a rotação para conseguir atingir o neutro, e o embalo para parar próximo à guia. Ela foi rebocada pela PortoSeguro até em casa e , no dia seguinte, também transportada para o mecânico. O manete não retomou a posição normal.
Intervenção/Manutenção:
Todo o sistema (tudo até a conexão com a caixa de câmbio) foi aberto e limpo (inclusive êmbolo) e não houve necessidade de troca do reparo; o fluido original (Vitamol V10) foitotalmente trocado.
Comportamento 1.1:
Nesta semana (uma semana após a manutenção) o comportamento voltou, só que agora com um plus: após chegar à 4a marcha e manter constante entre 70 e 90 km/h em trechos de aproximadamente 3 Km, o manete volta ao ponto mais baixo (como se estivesse sem fluido), me impedindo de reduzir.
Percebi que quando bombeio o manete ele retorna gradualmente à posição original.
Em transito constante (anda e para) em que se utiliza bastante a embreagem, o fenômeno não acontece. Somente após utilizar marcha acima da 4a por longo trecho (acima de 3 Km).
Alguém, por acaso, já enfrentou situação semelhante?
Informações adicionais:
->Quilometragem : 39k
->Regime de utilização até um ano atrás: SP - Curitiba - SP , duas vezes ao mês; ocasionalmente no transito de SP , uma vez por semana;
>-Regime de utilização a partir de um ano atrás até hoje: transito de SP, duas ou três vezes por semana;
Desde já, meu muito obrigado aos que puderem ponderar ou que tenham passado por situação parecida.
Abraços,
Alexandre