Já houve relatos aqui de casos em que o camarada instalou protetores não originais em uma F800GS, caiu, quebrou o bloco do motor porque o protetor foi fixado em um ponto que não foi projetado para isso e a garantia foi negada.
Resultado: O colega ficou num baita prejuizo.
A posição ofical da BMW é de que a instalação de qualquer acessório não original ou homologado (Touratech) acarreta perda da garantia.
Isso inclui, GPS, faróis de milha, protetores, etc.
Se não me falha a memória, isso está inclusíve escrito no manual da moto.
Muito cuidado com informações fornecidas por "vendedores" ou "mecanicos" de concessionárias que nem sempre representam a posição oficial da montadora.
Infelizmente, tem muitas pessoas que, ao invés de admitirem que não sabem, dizem qualquer coisa, sem pensar nas conseqüências.
É fácil o cara falar alguma bobagem e na hora que acontece um problema não adianta dizer -"Ah... Mas fulano falou que podia".
O que vale é a posição oficial da montadora.
Na dúvida, eu recomendo entrar em contato com o SAC da BMW e obter uma resposta OFICIAL.
Assim, se der BO, pelo menos está documentado para uma eventual intervenção judicial.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )
Perde garantia sim....caso voce precise acionar a garantia nao leva com nada nao original, perde sim...comprei a minha dia 19 agora...gs 1200 premium....o vendedor novo...sem saber mandou trocar da minha antiga e colocou na nova pra mim, da marca chapam...usei por 2 anos na minha antiga, o gerente da loja fez tirar....tive ate que assinar um laudo....perde garantia sim...
Isso apenas mostra a falta de padrão entre as CC uma diz que pode outra não, as reações são diversas. Instalei faróis auxiliares na minha, fora da CC e fiz as revisões ainda no período de garantia e nunca falaram nada. Enfim segue o dito popular "dois pesos e uma medida".
Infelizmente é bem isso mesmo Marcio.
CC deveria representar a marca e seguir procedimentos recomendados por esta. Mas nem sempre é assim.
No final das contas, o que vale para efeito jurídico é a posição oficial da montadora, não a informação de algum funcionário de alguma concessionária.
Deveria ser uma questão de bom senso, ou seja, se me provarem que o meu acessório "não original" foi o que causou o problema, então perde a garantia.
Mas do jeito que é, se eu trocar o banco original por um outro e fundir o motor, podem alegar perda da garantia por uso de acessório não original.
Absurdo, mas judicialmente é assim que funciona.
Acho até que num caso extremo como esse de uma boa briga na justiça. mas para que arriscar?
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )
É só colocar um preço justo nos acessórios que a gente compra os originais.Sonhar nao custa nada
Em se tratando de protetores para a R1200, eu iria de itens originais apenas.
O barato pode sair caro...
Rafael Stroppa
www.riderseguros.com.br >>>consulte aqui o seu seguro
Poisé, nessa questão de usar acessórios originais ou não vai uma caixa de cerveja e não se chega à conclusão. Nesse caso, voto no "cada um com seu cada qual".
Minha opinião - acessórios originais nem sempre são os melhores, mas sempre são os mais caros. Pelo que tive de informação, o original da GS1200 carece de uma "travessa" para ter o quarto apoio. No Givi há quatro pontos de fixação. Se é melhor, não sei - e espero não ter que testar.
Acredito que o protetor de motor/carenagem serve bem para quedas paradas e aí quase todos cumprem sua obrigação (mas também tem o imponderável do quanto é azarado o vivente, fato que não cabe discutir). Queda "dinâmica" vai muito da sorte.
Parece-me - por hipótese, tendo em vista a extensão, a forma e o tamanho dos "ralados" nas fotos - que no caso da moto acima o tombo foi em movimento. Se foi isso, pode ser que o estrago tenha sido pequeno.
Bons ventos e boas estradas !