Ontem tive a chance de pilotar por uns bons quilômetros tanto a minha F800R 2013 quanto uma F800R 2015 de um parceiro que conheci por intermédio do meu canal de videos de manutenção, o Marcelo Crux. Embora não tenha sido lá tanta quilometragem assim, deu para ter umas impressões sobre a moto:
1- Posição de pilotagem - O ponto que mais me chamou atenção foi a mudança de posição de pilotagem. A mesa e o guidon da 15 estão bem mais altos. A posição se assemelha à de uma moto big-trail, e eu achei que ficou super confortável. Só isso já me fez tirar da cabeça a proposta de um dia pular da R para a GS.
2- Painel - O painel da 15 é integrado com o conjunto do farol, e isso fez com que ficasse mais acima que na 13, e principalmente, muito mais estável. Não que a pequena vibração do da 13 me incomodasse, mas é fato que na 15 não vibra nada.
3 - Proteção aerodinâmica - A 2015 não tem nenhuma. Interessante que deu para perceber direitinho a diferença que aquele boné da 2013 faz. E eu sempre achei que ele era apenas estético.
4 - Motor - Ganhou uns cavalinhos a mudou relação de marchas, resolvendo aquele gap xarope entre 1a e 2a marcha (quem já andou em engarrafamento sabe o que falo). Senti o motor da 2015 mais espertinho e muito mais liso que o da 2013. Também vibra bem menos.
5 - Freios - Não cheguei a usar pra valer, mas aquelas pinças radiais impressionam, hehehehe.
6 - Suspensão e dirigibilidade - A 2015 tem suspensões invertidas na frente. Não sei se é devido a isso, mas achei a entrada de curva mais precisa e a estabilidade aprimorada.
7 - Cavalete central. Cacilda, isso devia ser equipamento obrigatório. Que trequinho que facilita a vida. Por ter esse cavalete pude regular a corrente da moto do parceiro que estava esticada demais numa paradinha no caminho (eu levo sempre ferramentas na minha moto).
8 - Sensor de pressão nos pneus - Não fez diferença no meu ride, mas é outro item de segurança. Te permite descobrir um furo muito antes que você efetivamente o sinta na pilotagem, dando tempo para encontrar um posto de gasolina ou borracharia. Quem já ficou pela estrada com pneu furado sabe o porre que é.
Conclusão = tá decidida minha próxima moto. Ano que vem vou para a 3a F800R seguida, dessa vez uma 2015 ou 2016 modelo premium.