Bom dia.
A 310 GS vendida no Brasil é o único modelo no mundo que vem com a COROA 16/42. nos demais paises, a coroa é de 40 e ainda alguns países como China, me parece que o pinhão é de 17.
Em foruns gringos o pessoal já reclama muito da moto na estrada, devido ao alto giro para se manter uma velocidade de cruzeiro de 110km/h, imagina aqui no modelo brasileiro então.
Eles relatam que a moto com 17/40 vira outra moto, para quem não faz offroad pesado e usa muito a moto na estrada, essa configuração seria a ideal.
Comprei o pinhão 17 e a coroa 40, semana que vem vou fazer a revisão de mil km e logo depois irei fazer a troca da relação.
Tão logo eu faça a troca e teste, eu retorno para relatar como ficou a moto.
para quem tiver interesse, segue o catalogo de peças da bmw aonde mostra a versão brasileira da 310 gs e sua coroa 42 .
opção 33.81 (CHAINDRIVE).
https://www.bmwbike.com/index.php?e=...5mYv503E4-gBNs
Eu tenho uma G650GS e não uso fora de estrada.
E, na estrada, sempre sem garupa.
A relação original é 16/47.
Coloquei um pinhão de 17 dentes.
A quinta marcha na estrada ficou exatamente como eu queria.
A primeira marcha, que na relação de fábrica é bem dimensionada,ficou um pouco mais longa que o desejado.
Mas no contexto geral a mudança foi positiva.
Particularmente eu acho que mudar pinhão E coroa para alongar a relação numa moto de 310 cc será uma alteração bastante significativa a ponto do resultado não ser satisfatório.
Eu mudaria primeiro só pinhão ou só a coroa para avaliar, antes de trocar o conjunto de uma só vez.
Luiz Baum
Então, o problema que a relação dela já é curta com coroa 40, pois no mundo todo ela é vendida assim e mesmo assim o pessoal l fora reclama e coloca pinhão 17.
Existe um dos modelos da 310 gs que é já vendido com relação 17/40 (modelo vendido na China e Índia por exemplo) então eu acredito que por projeto a moto aceita tranquilamente 17/40.
Porém eu recomendaria para quem não for usar ela no off road
Passando para avisar que fiz a troca da relação, colocando pinhão 17 e coroa 40.
Adorei o resultado, peguei estrada e a moto aos 110km/h manteve 6000 rpm.
Era exatamente oque eu procurava, não perdeu tanto o torque, ainda continua esperta em marchas menores, porém parou o berreiro de rodar a 7000 rpm na estrada.
Para quem pega offroad pesado eu não recomendo, pois aí precisa de muito torque rápido. Agora para quem quer usar a moto na estrada, recomendo 110%, virou outra moto.
Relato da troca da relação para 17/40.
Rodei 250 km hoje por estradas e realmente recomendo 150% para quem roda em estrada com ela.
Rodei grande parte do tempo a 110km/h e os RPMs ficaram em 6100.
Dá até gosto de andar na estrada assim, não fica aquele berreiro e tremedeira de mais de 7 mil RPMS.
Fiz alguns vídeos com a GOPRO, depois se der eu tiro alguns screens do velocimetro e RPMS.
CONSUMO FINAL ficou em 28km/L
conforme combinado, segue imagens.
Rodei com a moto a 110km/h e agora fica em 6100 rpm, praticamente não treme.
1101.jpg
1102.jpg
um abraço a todos
OBS: Importante FRIZAR também que a velocidade apresentada no painel permanece a mesma, ou seja, como o sensor de velocidade fica lá na roda e junto do abs, não tem variação da indicação da mesma, mostrando uma não real, como de algumas motos que mede a velocidade no pinhão.
Pessoal, segue pequeno vídeo de exemplo de como ficou a moto na estrada com o pinhão 17 e a coroa 40.
Tentei focar o velocímetro, mas se não conseguirem ver, agora consigo manter 6100 rpm para andar a 110km/h sem quase nenhuma vibração.
Antes, com a relação original, teria que manter uns 7200, deixando praticamente inviável para viajar nessa velocidade, pois o motor berrando e a grande vibração tornava a viagem estressante e cansativa.
https://youtu.be/jdgLiQ1I0PU
Uma sugestão que pode funcionar é colocar um pneu maior ou mais off road como um Mitas por exemplo. Eles são meio "fora de medida" e mesmo um 120/80 que é a medida original tem uma circunferência maior, o que alonga a relação no final. Uso na minha Tenere 250 e o interessante é que ele zera o erro de velocímetro quando comparado ao GPS. Para rodar em estradas, a rotação cai 500rpm mais ou menos e dura 20000km mais ou menos. É um pneu muito forte mas é caro também.