alguém pode me informar se existe outra vela que posssa ser usada nas 1200LC? alguém de fato usa? qual a referência? houve mudanças no comportamento da moto? existe algum risco?
alguém pode me informar se existe outra vela que posssa ser usada nas 1200LC? alguém de fato usa? qual a referência? houve mudanças no comportamento da moto? existe algum risco?
Marco,
A vela correta é a indicada pelo fabricante do motor. Existe uma série de características em uma vela, como grau térmico, materiais, etc.
no link abaixo há um pequeno resumo do que é uma vela, suas características e diferenças entre elas.
https://www.canaldapeca.com.br/guia-...las-de-ignicao
Procure não alterar a especificação da vela, que pode ser de diferentes fabricantes. A única alteração que é de certa forma livre de ser feita, é o uso de velas de Iridium, material do eletrodo central. Ela é uma vela muito mais cara e tem durabilidade maior que as demais. Jamais altere o grau térmico da vela, já ví casos de furar cabeça de pistão.
Na dúvida, siga sempre o manual do fabricante. Ele é a palavra final e definitiva.
Pessoal, uma informação por gentileza.
Minha moto é uma R1200 GS 2018. Fiz revisão de 20 mil km e a CC não tinha as velas para troca.
Vou adquirir no mercado e fazer a troca. No manual informa NGK LMAR8D-J.
São 2 velas - uma em cada cilindro ?
Vale a pena colocar Iridium ? Nesse caso, qual seria o modelo ?
Grato
PS: fiz várias buscas na internet para comprar a NGK LMAR8D-J e parece que está em falta no mercado.
Última edição por EvertonM; 07-08-2020 às 23:12.
Everton,
Normalmente CC quando não tem em seu estoque, recorre ao estoque central da BMW que disponibiliza a peça normalmente em 3 dias.
São 4 velas na moto, 2 por cilindro.
Recomendo não alterar a vela e especificação. AS velas de iridium tem desempenho superior.
No link abaixo vai o catálogo da NGK, as velas para BMW estão na página 5
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhptv...FNgZg?e=hcFUJl
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Guilherme e Everton,
São 2 velas, uma em cada cilindro. É diferente da 1200 AC.
Se não me engano a NGK não tem vela de iridio nessa especificação....
Sds...
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Estou surpreso!!! Pensei que as LC também tivessem 2 velas por cilindro. Gostaria de entender o motivo disso.
Anyway, o catálogo informa o que há disponível para cada modelo de motor.
Outro "retrocesso" em minha opinião foi abandonar carcaça do câmbio independente do bloco motor, óleos distintos com especificação para cada uso: óleo de motor (altas temperaturas, aditivos antioxidação, antiespumante, etc., etc.) e óleo para engrenagens (resistência a altas pressões), cada macaco no seu galho...
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Guilherme e Reiner,
agradeço a atenção e a ajuda.
De fato são 2 velas na LC, uma em cada cilindro, e não há vela específica de Iridium para a R1200 GS - 2012 a 2018, conforme se verifica no catálogo 2020 da NGK, o qual também indica a mesma especificação constante do manual da moto (LMAR8D-J).
A Iridium teria maior durabilidade e talvez até achasse algo "alternativo", mas prefiro manter a recomendação da fábrica.
Vou ver com a CC e fazer novas buscas na internet. Deve ser falta temporária no Brasil - até achei no Ebay, mas com frete inviável.
Também estou para fazer a revisão de 20 mil e a procura de velas para uma r1200gs 2017. Assim que conseguir encontrar peço a gentileza de nos informar a site. Abs
Diogo Emanuel Maia
Diogo, o que identifiquei até agora:
- a 2017 e a 2018 (ano da minha moto) usam a mesma vela NGK LMAR8D-J.
- não há similar de Iridium para a NGK LMAR8D-J (código BMW 12128532942). Algumas lojas oferecem a MAR8AI-8 (Iridium) como substituta (código BMW 12127728657), mas nas pesquisas que fiz, essa vela é específica para a K1600 (talvez até sirva na R1200 GS, mas não é a indicada).
Quanto à NGK LMAR8D-J:
- encontrei essa vela em duas lojas virtuais, por um preço muito atrativo, mas pesquisando dados desses fornecedores, não me pareceram confiáveis (BH Motoparts e Speedparts).
- no ML tem anúncio do FIUZA MARINESHOP, R$ 147,32, com frete negociado depois da compra. Apesar da loja ter boa reputação, não entrei em contato.
- a Moto Racer informou que terá a partir da semana que vem.
- na CC está em falta, mas orçaram por R$ 173,51. Disseram que estão aguardando a entrega para breve.
Quando tiver mais informações, repasso.
*IMPORTANTE: Correios está prevendo greve a partir de 17/08, então sugiro atentar para isso se for fazer compras virtuais.
Última edição por EvertonM; 10-08-2020 às 12:20.
Aqui em SP eu costumava comprar velas pra minha DL 1000 na Velauto tel. 11 36721615 - https://www.velauto.com.br/
Liguei agora lá mas não tem essa citada acima no estoque e por isso não tem como informar preço. Me disse que vendem pela internet. Alegaram que a NGK não conseguiu repor estoques por conta da parada dessa pandemia.