Roberto,
A resposta está no texto que você enviou. Mesmo sendo para leigos, a questão da octanagem da gasolina está ligada à Taxa de Compressão do motor.
A octanagem é um índice que mede a capacidade de uma gasolina que, submetida a uma pressão, não entra em processo de explosão. Quanto maior a Taxa de Compressão, maior deve ser a octanagem do combustível.
Se você está usando uma gasolina de baixa octanagem, antes do pistão atingir o PMS (Ponto Morto Superior que é onde temos a maior compressão na câmara de combustão) a gasolina entra em combustão antes do momento correto, o famosos efeito de bater pino. Isso causa a médio prazo danos aos mancais, casquilhos, pino do pistão, etc, sem falar na perda de rendimento térmico e consequentemente perda de potência.
Se a BMW especifica uma determina octanagem ideal e uma outra como "aceitável", procure usar gasolinas dentro destes parâmetros.
Em minha opinião, no Brasil confio apenas na Petrobrás e Shell, Ipiranga como plano "B".Outras bandeiras são simplesmente duvidosas e nem considero.
Combustíveis sérios tem uma série de aditivos para manutenção da estabilidade química do produto no tanque, anti-oxidantes, detergentes, para correção da octanagem especificada e até lubrificantes.
Aditivos sem qualificação causam mais problemas que benefícios: incrustações na cabeça dos pistões, na sede das válvulas, borras e outros que tais...
Nenhum distribuidor conta quais são os aditivos que usa, são seu segredo industrial, isso aqui ou em qualquer parte do mundo. E mesmo na Podium ou V-Power, ninguém sabe quais aditivos tem, pode ter certeza que não é gasolina pura....
Hoje a rede de postos tem uma malha de distribuição grande, difícil não achar um posto Petrobrás ou Shell.
No meu caso com meu automóvel, uso Diesel Podium da Petrobrás, o melhor do Brasil. Antes de fazer uma viagem para um local que não conheço, faço uma pesquisa de postos Petrobrás no trajeto e destino que disponibilizam o diesel Podium e assim abasteço tranquilo.
Sempre é bom lembrar que vivemos no Brasil. A quantidade de postos vendendo gasolina batizada é assustadora. Pelo menos busque as bandeiras da Petrobrás e Shell. O estado geral do posto indica o cuidado e a responsabilidade que o dono tem com os produtos que vende....