César da Silva
WALKMACHINE 1993 AMARELO
SCOORTER KYNCO 1997 AZUL
XT 225 1998 VERMELHA E PRETA
XT 600 2001 AZUL
HORNET 600 2005 PRETA
SUZUKI GSX R1000 SRAD 2007 CINZA
HORNET 600 2008 PRETA
BMW S1000 RR 2011 AMARELA
BMW GS R1200 2015 4500KM atualmente.
César da Silva
WALKMACHINE 1993 AMARELO
SCOORTER KYNCO 1997 AZUL
XT 225 1998 VERMELHA E PRETA
XT 600 2001 AZUL
HORNET 600 2005 PRETA
SUZUKI GSX R1000 SRAD 2007 CINZA
HORNET 600 2008 PRETA
BMW S1000 RR 2011 AMARELA
BMW GS R1200 2015 4500KM atualmente.
Vou falar da minha moto, um dia voltando de um rolê parei na eurobike onde todo sábado vai uma galera de moto. Lá estava um amigo meu que teve o mesmo problema de aquecimento nas pernas como eu tenho e vendeu a moto por isso. Ele chamou outros amigos que estavam com ele e fomos lá na minha moto e ao tocarem o quadro as ferragens das malas as peças estava extremamente quentes, isso tudo calor gerado pelo sistema de escape.
Hoje mesmo eu encostei a moto e estou instalando um full akrapovic para ver se finalmente consigo usar a moto sem essa caloria toda.
Em forums americanos achei um pessoal reclamando disso tbm e quem eliminou o catalisador solucionou o problema. Meu catalisador é todo azulado, diferente de outras motos que vejo onde o catalisador está cromado ainda.
Tem moto que tem o defeito e tem moto que não tem, vai entender o que se passa, a Eurobike diz que está normal, normal não está pois o calor é excessivo. Como eles não dão solução eu resolvi comprar o escape sem catalisador e ver se resolve. Tomara que resolva.
A moto desempenha normalmente apesar do problema do excesso de calor.
Quando eu buscar a moto eu posto aqui o resultado.
Moto quente demais pode ser mistura pobre. Se for instalar o escapamento convém colocar um bazzaz e resolver o problema da mistura também. Não faz sentido ver motos idênticas esquentando de forma diferente a não ser por diferença de mistura
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Mistura pobre não aquece em excesso o motor e os gases de combustão.
Mistura rica faria "fumaça" visível no escape também, se for defeito na sonda Lamda.
E o rendimento do motor reduz muito, seria perceptível ao dirigir.
O ideal seria emparelhar duas motos e medir as temperaturas na superfície de todo o escapamento com termômetro de contato e localizar os pontos realmente quentes.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Me desculpe, mas não é uma questão de opinião, é um fato físico, dê um google e veja por si. Motor girando com mistura pobre esquenta mais porque o vapor do combustível não o esfria como acontece com mistura rica. Hoje em dia as motos são programadas para funcionar com mistura pobre em razão de regras antipoluição. Eu sempre alterei as minhas motos com power commander ou bazzaz, os motores passam a rodar uns 10 graus mais frios. Volto a dizer que não faz nenhum sentido dois motores iguais com temperaturas diferentes a não ser por mistura ou, talvez, por falta de óleo...que não deve ser o caso do amigo, caso contrário ele já teria um motor fundido.
Marcos,
Você tem toda razão. Com mistura normal ou rica, há excesso de combustível que necessita ser vaporizado (transformado de fase líquida para fase vapor) para que haja a queima. O excedente de combustível que não queima permanece na fase líquida.
Mas as relações A/F não podem ser tão desequilibradas assim somente pelo fato de legislação ambiental, os efeitos no motor são negativos. Existem outros truques para controle de emissões.
Além disso uma mistura pobre leva a alguns outros problemas como rotações às vezes descontínuas, dificuldade para dar a partida, etc., sintomas que o Barra não relatou aqui.
O que me intriga é que na Alemanha, pelo menos neste site dedicado a motores BMW do qual faço parte, não conhecem relatos deste fenômeno de sobreaquecimento do escapamento, que aqui foi informado como sendo do catalisador (que está lá embaixo do motor e que não deveria incomodar o piloto e carona). E aqui no Brasil há alguns casos de reclamação.
Seria muito interessante se o Barra pudesse verificar o sistema de injeção da moto dele.
E também verificar a sonda Lambda, o problema poderia estar nela.
Última edição por Gnegraes; 21-05-2019 às 13:45.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Na Alemanha eles usam gasolina nas motos aqui se tiver sorte encontra 70% de gasolina... isso parece agravar ainda mais o problema. Mas não estou querendo resolver o problema da moto do colega, só elocubrações mesmo... de qualquer forma, sonda lambda com problemas pode levar o motor a ajustar-se numa mistura errada.
Eu sei que usar gasolina com solvente gera uma borra sobre a sonda lambda e dá erro na medição, levando a peça a empobrecer a mistura e esquentar o motor
D9DFF347-5089-485E-A768-926E6EEAD74D.jpg4C821DFA-A7B5-4152-96A9-A6944E575209.jpg
Escape trocado, moto trabalhando mais fria agora, se eu soubesse que ficaria tão boa teria colocado antes, eu desconfio que a minha moto deveria ter algum defeito naquela borboleta que tem no escape, mas a Eurobike disse que tava normal. Cansei desses caras da eurobike e resolvi o problema, ficou caro mas ficou imoral de bom, baita prazer andar na moto agora.
Última edição por Barra; 21-05-2019 às 14:30.