Pessoal resolvi escrever esse tópico por conta da moto ainda ser muito nova e existirem poucos relatos e vídeos na internet da versão brasileira dessa moto. A ideia é mostra aqui o que gostei, e o que não gostei sobre essa moto. Vale lembra que estou avaliando a versão Premium TFT.
Vou começar por um assunto controverso, a altura da bolha. Muitos revises dizem que a bolha é insuficiente e que deveria ser trocada por uma bolha mais alta. Eu vim de uma F800GS que tinha a bolha original e depois adaptei a bolha da Adventure. Tenho 1,77 de altura e ao contrário do que acontecia na F800 que o vento entrava por baixo do capacete, dando a impressão que iria arrancá-lo da cabeça (daí o upgrade para a bolha da Adventure), a F850GS, apesar a bolha baixa não causa isso, digo que para a minha altura a bolha é muito eficiente o vento acaba passando bem na para-te de cima do capacete permitindo que as entradas de ar funcionem bem (tinha essa dificuldade após o upgrade da 800) o capacete não fica balançando, é fácil de movimentar a cabeça, enfim a bolha não é uma peça que pretendo mexer na moto como fiz na F800GS.
O painel TFT e show, na minha opinião, a BMW tem o design mais bonito e funcional de todas as motos com esse tipo de painel (Triumph, KTM, Ducati, etc.) mas como toda a tecnologia nova, nem tudo são flores. O painel demora muito para atualizar a agenda de telefone, é essa demora não é consistente, às vezes leva 1 minuto e em outros momentos demorou mais de 15 min. Os favoritos, simplesmente não habilita então você tem que procurar na agenda inteira para ligar para a sua esposa por exemplo, além da moto na respeitar as configurações do telefone e sempre apresentar a agenda ordenada por “sobrenome e nome” o trona ainda mais difícil encontrar quem você está procurando. O telefone quem que estar próximo do painel para funcionar bem, no bolso lateral da bermuda, já começa a apresentar falhas de conexão. O painel é muito fácil e intuitivo de controlar, muito mais simples que o da Triumph por exemplo.
O banco, ahh o banco, MELHOROU MUITO, apesar da moto ser mais alta em comparação com a F800GS (lado a lado altura dos faróis e da lanterna traseira) o banco ficou mais baixo o que passa mais segurança, também ficou bem mais confortável em relação a 800, mas ainda não é o banco da Tiger 800 Xca em termos de conforto.
A suspensão é excelente, mesmo tendo regulagens só na traseira, o dinamic ESA é show. No começo achei um pouco mais macia que a 800 no modo road, mas ao colocar no modo dinamic, fica mais firme. Muito bom.
O motor, deixei esse por último por ser o item mais controverso dessa moto. Passou de 85 para 80 cv em relação a 800, no entendo, a moto surpreende. Nas ultrapassagens, é só acelerar, a moto tem potência de sobra (1 passageiro e com pouca bagagem) para ultrapassar com segurança. O motor entrega mais com menos rotação então da até a impressão de ser mais potente que a antiga 800. Enfim para o meu estilo é para o que gosto de fazer, está muito bom se tivesse os 95 cv da versão europeia é claro que seria melhor, mas ainda assim é muito bom. Em comparação com a Tiger 800, a potencia aparece bem antes o que me agrada. Minha única reclamação sendo a BMW ter retirado o Shift Assist Pro (quick shifter) nem razão nenhuma, só para economizar custo e vender como acessório por 4.500 reais.
Bom, essas foram minhas primeiras impressões, fiquem a vontade em fazer perguntas se precisar.
Sent from my iPhone using Tapatalk