Postado originalmente por
Gnegraes
Alguns modelos tiveram falhas mais expressivas em algumas partes, mas nada que não tenha sido, de uma forma ou de outra, solucionado pela fábrica.
Encontrei esse relato de um proprietário de R1200GS ADV 2014 na Alemanha e que expõe alguns pontos (+) e (-) na experiência dele. O Roberto Romagnani poderá opinar a respeito, já que a dele acaba de aniversariar. Vale a pena conferir:
Hoje minha R1200 GSA 2014 fez 3 anos. Na saída de hoje, ultrapassei os 100.000 km !!! Meu relatório:
1) Motor:
(+) potente a partir dos 2500 rpm e com torque sempre suficiente.
(+) econômica ᴓ4,8l / 100km, boa resposta do acelerador.
(-) ruído mecânico alto, ruído do escape muito alto.
2) Transmissão:
Para o off-road a primeira marcha poderia ser um pouco mais curta e na estrada a sexta marcha mais longa. (*)
(+) engate do neutro sem problemas, marchas podem ser trocadas bem e com facilidade.
(-) barulho forte ao inserir a primeira marcha, deve ser trocada com decisão.
3) Chassis e suspensão:
(+) ESA funciona sem falhas e com sucesso.
(-) ruído de condução alto na dianteira e sujeira pesada na parte traseira.
4) Luzes:
(+) luzes LED sem falhas.
(-) sinto falta de farol de curva.
5) Freios:
(+) você freia.
(-) alto desgaste em pastilhas e discos, peças de reposição originais muito caras.
6) Embreagem:
(+) suave e fácil de acionar.
(-) desembraia mal com óleo muito frio.
7) Geral:
(+) A ADV nunca me deixou na mão !!!
(+) Cara na compra, no entanto serviço relativamente barato, intervalo de serviços de 10 ou 20k é suficiente.
(++) Eu compraria a motocicleta novamente de imediato.
8) Danos:
Bomba d'água trocada com 10k
Suporte da buzina quebrado com 18k
Desgaste de manoplas com 40k
(*) Minha observação: na Alemanha nas Autobahn a velocidade é livre. Na pista central onde maioria dos veículos trafega, a velocidade média é de 160km/h, daí a menção dele sobre uma 6a. marcha mais longa. Na pista da esquerda é melhor não se aventurar, só altíssimas velocidades, chega a assustar o ruído de um carro passar por você a 300km/h...