Depois que eu li que ao retirar uma corrente ela deveria ser montada no pinhão e na coroa "na mesma posição em que saiu" eu não duvido sobre o cardã.
Tem a tolerância de usinagem cada vez menor, tudo "quase" igual...
Mas de um ponto de vista "microscópio" haverá alguma diferença, por menor que seja.
Entre montar "de qualquer jeito" e "montar com algum critério" por mais esdrúxulo que seja, mas com um fundamento de razão mesmo que no infinito, eu montaria com o critério citado.
(Isto que comentei parece conversa de loucos do tipo que procuram pêlo em ovos...meu caso.)
O cara tem muita vivência...deve ter algum motivo para ter feito a recomendação.
Luiz Baum
Interessante….mas não lembro disso no manual de serviços do cardã nem no Manual Raynes. Vou procurar esse detalhe por lá e depois se tiver algo posto aqui. Não me atentei para isso, nem vi outros mecânicos experientes em bmw fazerem alguma marcação ao retirar. E a minha já beira 100kkm. Por outro lado não apresenta marcas visíveis.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Última edição por Marcelo DC; 29-06-2021 às 20:50.
Rafael,
A referência que conheço é da Porsche e antes que levantem algum tópico, NÃO, eu não tenho uma Porsche. Mas adoraria....
O importante em qualquer vela é o torque de aperto.
O anel "arruela" é oco e ele deve se deformar ao ser apertado, garantindo a vedação completa.
Antigamente havia a recomendação de se apertar até encostar bem e depois dar 3/4 de volta, achatando o anel.
Hoje o acesso a um torquímetro é universal.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Complementando, a graxa Optimoly TA da Castrol é indicada pela BMW para ser usada em três pontos:
- nos 2 eixos estriados na saída do câmbio e na entrada da caixa de engrenagens traseira.
- nas uniões tipo ponta / bolsa do escapamento.
- nas roscas das sondas lâmbda.
ãbio e na entrada da cauixa de engrenagens traseira
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...