Postado originalmente por
rodpcastro
4o dia de viagem - Plano de viagem:
De Balneário Camboriú a Porto Alegre, 660 km, passando pela subida da BR-282, SC-110 e Serra do Rio do Rastro.
Relato do dia:
Foi mais um excelente dia de pilotagem. Tempo ótimo em todo o trecho. No odômetro foram 670 km em 10h de moto já contando as paradas. Consegui cumprir o roteiro planejado integralmente.
Saí um pouco mais tarde do que queria porque o café do hotel em Camboriú só abria às 7h e sair sem o café é crime federal no meu código de conduta (café da manhã é minha refeição favorita). Acabei indo para a estrada por volta de 7:40 e perdi uma hora inteira de sol que me fez falta depois.
O roteiro prometia 3 trechos deliciosos. Confesso que no começo do dia cheguei a pensar em abreviar o roteiro para chegar logo a POA. Podia retirar a subida da BR-282 e a estrada de Urubici e apenas subir a Serra do Rio do Rastro. Mas chegando em Palhoça tomei tento e fiz como estava no roteiro! E essa foi, sem dúvidas, a melhor decisão que eu poderia ter tomado!
A BR-282 é fabulosa! Eu lembrava dela como uma estrada muito gostosa, mas na verdade ela é melhor que isso. É gostosa de pilotar e linda de ver, toda margeada de pinheiros, araucárias e belos e amplos vales. Todo motociclista que curte fazer umas boas curvas deveria subir essa serra pelo menos uma vez! (Eu já subi duas, e quero voltar).
Depois foi a vez da estrada de Urubici. Outro paraíso de curvas, só que essas mais fechadas e menos seguras, porque em pista simples e estreita (isso até Urubici, depois a estrada parece que fica mais ampla). Também me diverti muito nesse trecho!
A parte do roteiro que decepcionou um pouco foi a fabulosa Serra do Rio do Rastro. Não por ela, que estava linda como sempre, mas porque tinha um Maracanã todo de gente lá. Carros, motos e gente por todo canto, aos montes. Assim a curtição ficou um pouco limitada, porque todo bom spot para foto era crowdeado e a descida foi meio que 'seguindo a procissão', atrás de uma fileira de carros. Colaborou também para essa impressão o fato de eu ter saído uma hora mais tarde e por isso não ter tempo de esperar minha vez nos locais de foto e outros.
Desci a serra e lá embaixo foi só trajeto para casa. Estradas muito conhecidas, e hoje, muito cheias também. Volta de feriado, né? Montes de carros e montes de motos transitando.
Bom, no fim das contas deu tudo certo. Cheguei em POA no lusco-fusco do sol recém posto, às 17:45, em meio a um trânsito infernal mas com todo cuidado e segurança.
Mais detalhes no vídeo:
https://youtu.be/b4Mrpqx7hfk
---------------------------------------------
Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem