Postado originalmente por
matheus19
A redução de potencia é feita por causa do tipo de habilitação que a pessoa tem lá na Europa, como você mesmo respondeu mais em cima, em 2019.
"Although all bikes use the same basic engine, the F800 produces 85 hp (63 kW), which is 10 hp (7.5 kW) more power than the F700 and 14 hp (10 kW) more than the discontinued F650. Engines on both the F800 and F700 can be modified to deliver a reduced power output of 35 kW (47 hp) for European riders on restricted Category A2 licences.[6]"
"Embora todas as motos usem o mesmo motor básico, a F800 produz 85 cv (63 kW), o que representa 10 cv (7,5 kW) a mais de potência que a F700 e 14 cv (10 kW) a mais que a F650 descontinuada. Os motores do F800 e do F700 podem ser modificados para fornecer uma potência reduzida de 35 kW (47 HP) para pilotos europeus com licenças restritas da Categoria A2."
Fonte -
https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_F_..._parallel-twin
A questão é que existe sim um restritor físico, que vai instalado no corpo de borboleta, pode ser que a ECU também seja feita alguma alteração para a restrição de potencia.
restritor-35kw.png
agora ate onde eu sei a F850GS que foi feita uma redução de potencia via software para de 95CV para 80CV por causa do ruido do escapamento que não atendia as leis antirruído atuais, ai em vez de fabricar um novo escapamento para o mercado brasileiro preferiram matar 15CV da F850GS.
Enfim a ideia da minha resposta no post era somente acrescentar a informação de que existe sim um restritor, mas que isso foi utilizado somente na europa por conta do tipo de habilitação.