Postado originalmente por
Marcelo DC
Bom.....o planejamento da viagem foi bem livre....nada preso em hotéis....quilometragem....apenas estudei caminhos principais e rotas alternativas caso tivesse algum problema mais sério de clima ou outra eventualidade. A grosso modo, fiz a Costa do Lipan.....o rípio de 90 km até San Antonio de Los Cobres....que não estava muito bom....paso Sico....que foi até tranquilo....San Pedro....Tocopilha....(encontrei a Van do Moto Atacama com problemas aqui ) .... atolei a moto na praia ....fui pra Antofagasta.....Paso San Francisco.....(muito legal andar 30km e encontrar a placa...próximo posto a 440km e a minha bm é r1200 premium...com 20 litros....fui a 60km/h e consegui o consumo de 26km/l) . Paso muito bonito, inclusive o retorno na 40. Desci até Las Flores...esse pedaço da 40 é fantástico....vale a experiência e aconselho a todos. De las flores fiz o Aguá Negra, também outro passo legal, bonito e não foi tão difícil. Encontrei 4 ciclistas próximo ao topo. Quando eu estava começando a me achar fodástico, encontro esses caras a 4000m de altura pedalando há 2 anos....vô nem falar nada. Fui para La Serena e desci para fazer os caracoles pelo paso dos Libertadores. A ideia era contornar o paso e passar pelo Cristo de Los Andes. Mas não consegui informação boa pela net e as imigrações que mapeei estavam fechadas e o paso era em outro lugar. Perdi a entrada e acabei fazendo o paso dos Libertadores mesmo. O lado Argentino achei fantástico. Fui para Uspallata e desci até Buta Ranquil. Detalhe que em San Pedro o meu suporte de celular..da givi..quebrou e meu celular caiu e quebrou a tela...vazando até o liquido do cristal. Fiquei sem cel e isso me limitou muito em informações atualizadas. Acabei pegando 90 km de rípio devido a isso e foi um rípio chato até perto de Chos Malal. Achei um hotelzinho meio caro na estrada em Buta Ranquil que caiu do céu pois tinha janta e um vento muito forte, fazendo as nuvens mais loucas que já vi na vida. Daí saí para fazer o Paso Pichachen. Com certeza, o mais dificil dos que fiz. Judiou bastante, quase atolei a motoca numa subida, lugares lindos...180km de ripio...5-6 horas....4 pessoas revistando tudo que levei na viagem na alfandega já que só tinha eu na estrada. O legal é que vc sai dentro de um parque no Chile, atravessando o vulcao Antuco....e andando pelas cinzar e pelo poder dessa criatura....incrível. Achei que tinha tido uma erupção há 5-10 anos, mas parece que foi a 150 anos. No sentido para chile, não se paga para entrar nesse parque, Parque Nacional Laguna del Laja. Aqui já tinha sido incomodado com a questão do virus. Desci sentido Pucon e Vila Rica para fazer o Paso Mamuil Malal. Após isso eu comecei a retornar devido ao momento que vivemos. Ia ficar 2 dias descansando em Vila de La Angostura mas vai ficar para a próxima. Vou postar algumas fotos se o blog deixar.
https://www.youtube.com/watch?v=lcd2BZ9MEV4&t=54s
https://www.youtube.com/watch?v=sRV2HnHNO0s
Perdi minhas fotos do cel mas tenho 200giga de videos para editar. Quanto o fizer, postarei por aqui.