Postado originalmente por
Gnegraes
Parte 2
No início de 1979 a situação financeira da BMW Motorrad era precária e uma nova diretoria assumiu, com o Dr. Eberhard Sarfert e Karl-Heinz Gerlinger.
A situação de mercado dada a concorrência das motos japoneses era crítica para todos. O projeto das novas K com motores de 3 e 4 cilindros ainda levaria algum tempo até que pudessem ser produzidas em série e postas no mercado.
IMG_3040.jpg
Karl-Heinz Gerlinger
Encorajados pelo resultado de Laslo Perez com o segundo lugar no Campeonato Alemão de 1978 e com a intenção de apoiar o lançamento no mercado da futura R80 GS com um relatório que se esperava positivo, a BMW decidiu fundar uma equipe oficial de trabalho.
Com seis pilotos eles deveria participar dos Campeonatos Alemão e Europeu de Enduro assim como no International Six Days Trial (ISDT). Naquela época, o ISDT era considerado um evento de confiabilidade e andar de moto até o fim contava como um sucesso considerável. A estratégia de marketing da BMW rapidamente começou a construir a reputação do R80 GS.
IMG_3031.jpg
As motocicletas construídas pela BMW para esse fim tinham a designação bastante profética GS800, onde GS significava esporte off-road. Na realidade, este modelo teve pouco a ver com o R80GS posterior. Uma das diferenças era a suspensão traseira de uma balança de dois braços. Apesar disso, a BMW foi recompensada com o prêmio do campeonato alemão, ganho por Richard Schalber.
Para 1980 essa GS800 continuou a ser desenvolvida e Laslo Perez teve u papel chave neste trabalho. Elas se baseavam nos protótipos de Laslo e de Schek. O motor era da R65 com 800cc e tinha 57 CV. Para fins de maior distância ao solo, eles foram adequadamente montados num ângulo de 14°. Um escapamento 2 em 1 servia como sistema de exaustão, mas elas ainda não tinham uma balança traseira monolever.
IMG_3032.jpg
GS800
IMG_3037.jpg
Laslo Perez e a GS800
Lazlo Perez, o gatilho...
Entre todos os entusiastas, individualistas e pilotos que experimentaram o motor boxer BMW nos Enduros ou os usaram em competições na década de 1970, há em princípio a opinião unânime de que a força motriz por trás da criação da série R80GS foi o engenheiro de desenvolvimento da BMW, Laslo Perez.
A GS800, construído pelo próprio Perez deixou os corredores da BMW no final de 1977 e conquistou o segundo lugar no Campeonato Alemão em 1978. Certamente não foi a versão mais desenvolvida ou mesmo a melhor das predecessoras GS, mas alcançou sucessos decisivos no momento certo. Como Perez também trabalhou no centro da Direção da BMW Motorrad, ele também estava em uma posição ideal para persuadir os principais tomadores de decisão em Munique.
IMG_3038.jpg
IMG_3039.JPG
Anos mais tarde o chefe à época da BMW Motorrad, Karl-Heinz Gerlinger, se recordou:
Laslo veio até o meu escritório e tentou me convencer de que deveríamos iniciar nos esportes off-road.
Eu respondi: "Não, primeiro precisamos de uma motocicleta que possamos vender". Mas ele insistiu e disse: "Temos algo no porão que queremos mostrar a vocês. Venha e dê uma olhada".
Depois de experimentar, eu disse: "Meu Deus, isso vai nos salvar ou vai nos afundar".
Felizmente, o último nunca aconteceu ...