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Tópico: Carregar bateria no cavalete

  1. #11
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    Pablo Tiago Oliveira Nepomuceno
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    Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
    Custa uns 200 reias no ML.
    Uso na minha 2012 e funciona super bem.
    A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
    XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

    Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
    Amyr Klink

  2. #12
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    Jose Eduardo Zaia
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    Citação Postado originalmente por PabloTiago Ver Post
    Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
    Custa uns 200 reias no ML.
    Uso na minha 2012 e funciona super bem.
    A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
    Obrigado Pablo, ja estou procurando.


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  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
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    Citação Postado originalmente por Zezaia Ver Post
    Obrigado Pablo, ja estou procurando.


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    Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

    Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
    Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
    Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
    Tenho um da Vonder, veja o link:
    https://www.lojadomecanico.com.br/pr...der-6847003000
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
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    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

    Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
    Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
    Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
    Tenho um da Vonder, veja o link:
    https://www.lojadomecanico.com.br/pr...der-6847003000
    Obrigado Guilherme, experiência é tudo. Vindo de você fico tranquilo.

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  5. #15
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
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    Citação Postado originalmente por Zezaia Ver Post
    Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrou
    Prezado, admiro a atitude vossa de considerar as argumentações de sua esposa, frente ao risco. Afinal de contas, três lindas criaturas merecem vosso extremo cuidado. Como diz um amigo médico, cuidado com a estatística 0,0001% para quem pegar uma doença fatal é 100%.
    Como disse o nosso amigo, já, já, estará rodando e sem o menor complexo de culpa.
    Abs

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  6. #16
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    Ola Guilherme

    Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

    Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

    Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
    Obrigado
    abraço

    ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.

  7. #17
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
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    Citação Postado originalmente por Zezaia Ver Post
    Ola Guilherme

    Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

    Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

    Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
    Obrigado
    abraço

    ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.
    José Eduardo,

    O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

    Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

    As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

    Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.
    Última edição por Gnegraes; 25-06-2020 às 07:17.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #18
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    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    José Eduardo,

    O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

    Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

    As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

    Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.

    Bom dia Guilherme

    Recado dado, recado ententido. Segurança em primeiro lugar, sempre. Não acho exagerada sua precaução e, como risco zero é quase impossível, a mitigação do risco é a melhor solução, em qualquer situação.

    Obrigado mais uma vez.

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