Olá amigos.
Tenho uma Adventure 2015 e ela tem barulho de "maquina de costura". Igual a do meu cunhado que é do mesmo ano.
Ou seja, cerveja.
Esse barulho é normal.
Abs.
Rapaziada, essa máquina é sensacional, estou amando.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Júlio,
O sistema de descompressão desses motores LC da BMW possui um sistema centrífugo nos eixos de comando de válvulas de escape, que mantém as válvulas semi abertas durante o acionamento da partida, isso até cerca de 400rpm. Informação de amigo na Alemanha.
Com isso o motor gira mais rápido, facilitando a partida e reduzindo a corrente solicitada à bateria.
Daí a diferença de ruído entre as ACs e as LCs na partida.
Última edição por Gnegraes; 15-12-2020 às 10:23.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Foi o que ele me informou. Cada eixo de comando de válvulas de escape tem este sistema.
Quando surgiu esse assunto, fiquei intrigado e fui ver no RSD as imagens de cabeçotes. Não consegui nas imagens ver alguma coisa que permitisse tirar alguma conclusão.
Agora com a explicação dele faz sentido. Isso explica o ruído de alta rotação na partida das LCs, comparado com as ACs.
E o sistema ser centrífugo é bastante interessante, impede o fechamento completo das válvulas de escape somente em baixíssimas rotações (400rpm), o suficiente para fazer o motor girar leve, entrar combustível na câmara, haver ignição, etc.
Como a marcha lenta do motor é cerca 1.100rpm, nesta rotação o sistema não opera devido à força centrífuga, só opera na partida e que em seguida sobe a rotação e o sistema fica inoperante...
Guilherme
Uma das razões para ruídos nos cabeçotes é devido à alavanca de descompressão.
Essa alavanca é montada na cabeça da válvula de escape de modo que em baixas rotações, algo ao redor de 400rpm, impede que a válvula de escape se feche totalmente, o que ocasiona uma diminuição na compressão do pistão e com isso o esforço de girar o motor pelo sistema de partida fica bastante reduzido e facilitado.
Com as primeiras explosões na câmara de combustão do cilindro, a rotação se eleva rapidamente e esta alavanca de descompressão se move por aceleração centrífuga e libera o funcionamento da válvula de escape.
Algumas destas alavancas podem apresentar folga maior e com isso fazer um ruído mais perceptível mas sem qualquer risco ao funcionamento do comando de válvulas.
O vídeo abaixo é bastante ilustrativo de como o sistema funciona:
https://www.youtube.com/watch?v=ScZO_VEGtlI
Última edição por Gnegraes; 01-06-2023 às 08:02.
Guilherme
ativando a discussão...
procurando sobre esse barulho no motor (que também escuto na minha r1250),foi a conversa mais próxima que achei sobre esse barulho hahaha . È um barulho chato sim para uma moto de mais de 100k ( a minha f800 não tinha barulho nenhum que não fosse do motor).E esse da r1250 NAO é barulho de motor, pois fiz o teste de descer uma pista inclinada com ela desligada e desengatada, e o barulho é irritante, chato mesmo!!! Desconfio de rolamento dianteiro(pois o barulho é na frente),ou barulho do vento mesmo passando naquelas carenagens dianteiras( que não são poucas).
fiz o teste na 1250 do meu padrasto(r1250) e o barulho é menor por não ser modelo ADV ?!?!(se for o caso das carenagens)
Conrado, antes de mais nada, vc deveria se apresentar no tópico específico deste fórum, é praxe.
De qualquer forma bem vindo. O barulho deve ser dos pneus, se forem os originais Michelin. Barulho estranho na Bmw não costuma ser preocupante.....rsrsrs.
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk