Boa noite amigos.
Sou proprietário de uma R1200 GS Premium 2013 LC (Liquid Cooled).
Meu objetivo com esse post é mostrar para proprietários ou futuros proprietários o problema crônico que tive com o veículo.
Primeiramente gostaria de dizer que a moto é linda, possui ÓTIMA ciclística, com motor e suspensão "ESA" dando ao piloto 100% de controle sobre o veículo. A impressão é que você está andando sobre um colhão de ar de dão macia que é.
Em 2018 com apenas 30.000 km a moto me deixou na mão apresentando falha no eixo cardã.
Para minha surpresa descobri que é comum os modelos à partir de 2013 terem esse tipo de problema. Entra água dentro do braço da balança traseira, e o entalhado do eixo cardã trabalha debaixo d'água.
Ao levar a moto na concessionária tive um orçamento absurdo de quase R$ 9.000,00 no eixo cardã, sem contar a mão-de-obra.
Lamentável uma moto que na época custava na casa dos R$ 80.000,00 ter esse tipo de problema com baixa kilometragem.
A BMW não cria um plano de revisão na peça à cada 5.000 ou 10.000 km à fim de desmontar e engraxar a peça, muito menos um recall para resolver de vez o problema. Oficinas paralelas já fazem esse serviço, eu fui desavisado mesmo.
Resolvi o problema recuperando o eixo cardã, e fazendo um furo no braço para permitir a água sair lá de dentro. Além de engraxar a peça regularmente.
Apesar de todo esse inconveniente, me parece que é só esse o ponto fraco dessa moto.
Se você for um proprietário desavisado já dê uma olhada à fim de evitar danos maiores.
Quero deixar algumas considerações aqui no fórum:
1: Não entrei em rio ou enchente com a moto ok? Peguei chuva moderada e forte sim, mas isso não devia ser um problema pra essa moto.
2: Na mesma época que isso aconteceu meu colega ficou preocupado e resolvemos desmontar a moto dele (R1200 Adventure 2009 com 110.000 km) quee ainda tinha graxa novinha na cor branca dentro do braço.
3: Tem vários relatos de outros proprietários do modelo LC que tiveram o mesmo problema.
00.jpeg
01.jpeg
02.jpeg
03.jpeg
04.jpeg
05.jpeg
13.jpeg
14.jpeg
16.jpeg
18.jpeg
20.jpeg
21.jpeg