Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 23

Tópico: Embreagem não "descola"

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Carlos Henrique Guardão Gandarez
    Localização
    SP
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Embreagem não "descola"

    Pessoal boa noite. A minha GS 800 2018 3.000km tá com um comportamento muito estranho. Tenho percebido que ao segurar a embreagem e acelerar eu sinto um leve tranco, todas as vezes independente da temperatura do motor. Hoje coloquei no cavalete e ao apertar a embreagem a roda não parou de rodar, ao acelerar com a embreagem pressionada a roda foi parando lentamente até ficar numa rotação bem baixa. Essa moto ficou um tempo parada na garagem e quando eu a adquiri fiz a troca de óleo por um MOTUL 5100 15W50, será que pode ser isso?

    Obrigado.
    Honda Dream | XLX 250 | DT 180 | Tornado 250 | Kawasaki KX 250 | Suzuki Bandit 650 | Honda Lead | Yamaha Nmax | Triumph Tiger 800 | BMW GS 800 Adventure

  2. #2
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Se a embreagem for molhada (confesso que não sei se a da F800 2018 é ou não) um óleo mais grosso (maior viscosidade) podem sim causar isso.

    Mas até onde eu sei, esse comportamento é normal, mesmo com o óleo original e não gera nenhum problema.

    Mas vamos aguardar a opinião dos especialistas, que logo aparecem.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  3. #3
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.515
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Bom dia, em 2016 neste mesmo fórum foi relatado problemas com o uso do Motul 5100 15/50 na GS 800....
    Pelo menos um participante respondeu que voltou a usar a especificação original 10/40 e o problema relatado foi resolvido...


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Carlos Henrique Guardão Gandarez
    Localização
    SP
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Bom dia, em 2016 neste mesmo fórum foi relatado problemas com o uso do Motul 5100 15/50 na GS 800....
    Pelo menos um participante respondeu que voltou a usar a especificação original 10/40 e o problema relatado foi resolvido...


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    No manual diz que a viscosidade correta é 15W-50, por isso utilizei o MOTUL 5100.
    Honda Dream | XLX 250 | DT 180 | Tornado 250 | Kawasaki KX 250 | Suzuki Bandit 650 | Honda Lead | Yamaha Nmax | Triumph Tiger 800 | BMW GS 800 Adventure

  5. #5
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.534
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Sim a embreagem é molhada, tenta trocar este oleo por um mais novo e mais fino
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  6. #6
    Piloto Nível 4 Avatar de P.ALMEIDA
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Paulo Cesar de Almeida
    Localização
    Santo Andre
    Moto
    BMW GS 1200 ADV LC
    Posts
    701
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por gandarez Ver Post
    Pessoal boa noite. A minha GS 800 2018 3.000km tá com um comportamento muito estranho. Tenho percebido que ao segurar a embreagem e acelerar eu sinto um leve tranco, todas as vezes independente da temperatura do motor. Hoje coloquei no cavalete e ao apertar a embreagem a roda não parou de rodar, ao acelerar com a embreagem pressionada a roda foi parando lentamente até ficar numa rotação bem baixa. Essa moto ficou um tempo parada na garagem e quando eu a adquiri fiz a troca de óleo por um MOTUL 5100 15W50, será que pode ser isso?

    Obrigado.

    Usou Militec?

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Carlos Henrique Guardão Gandarez
    Localização
    SP
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por P.ALMEIDA Ver Post
    Usou Militec?
    Eu usei esse daqui https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2..._102018-F.webp
    Honda Dream | XLX 250 | DT 180 | Tornado 250 | Kawasaki KX 250 | Suzuki Bandit 650 | Honda Lead | Yamaha Nmax | Triumph Tiger 800 | BMW GS 800 Adventure

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.517
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    Sim a embreagem é molhada, tenta trocar este oleo por um mais novo e mais fino
    Marcel,

    A viscosidade @ 100 graus C de um 10W40 é igual ao de um 15W50.
    A diferença fica por conta de estabilidade de viscosidade a frio para a partida do motor no inverno e o mesmo para altas temperaturas ambientes.
    Acredite: óleo SAE 90 para câmbio tem a mesma viscosidade de um óleo SAE 40. Os números do código SAE são adiomensionais, não tem relação alguma com a viscosidade de trabalho, que é medida a 100 graus Celsius.

    No caso de embreagem banhada a óleo, o certificado JASO MA2 do óleo garante o bom funcionamento nestas embreagens.
    Não se trata de viscosidade de óleo e nem do tipo de óleo.
    Deve ser algum problema na embreagem ou nos calços elásticos do eixo piloto do câmbio (?).
    Um mecânico com experiência nas 800 pode dar um diagnóstico preciso...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #9
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marcel,

    A viscosidade @ 100 graus C de um 10W40 é igual ao de um 15W50
    Desculpe, mas não são iguais.

    O número após o traço indica a viscosidade a 100 graus, e grau 40 não é igual a 50. Um óleo 50 é mais grosso que um 40.

    Inclusive tem um vídeo muito interessante do Canal High Torque mostrando o impacto da mudança da viscosidade do óleo na pressão do óleo com motor aquecido. Conforme diminui a viscosidade, reduz a pressão.


    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  10. #10
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.515
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Se a viscosidade fosse igual à 100° , não haveria a prática de usar óleo mais "grosso" em motor velho....
    Nem sei se há essa prática hoje em dia, mas até há algum tempo, opalao bebendo óleo, levava óleo 40 ou 50 para diminuir o consumo do mesmo...
    Sou leigo não entendo de óleo, só vi muitas coisas nesta vida...

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!