Vailton,
Pode ser ajuste no ponto no manete da embreagem.
Não podemos esquecer que a embreagem tem funcionamento diferente quando fria e quando quente.
As embreagens multidisco banhadas a óleo tem funcionamento "mais irregular" quando comparadas às monodisco a seco.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Hoje, aproveitando que este tópico veio à luz, resolvi ler com melhor critério a questão do câmbio, por sinal muito bem explicada.
Aí veio uma dúvida antiga e até então não esclarecida.
E acredito que a melhor hora para entender será agora.
Se refere ao escalonamento das marchas.
Os 2 eixos do câmbio,o de "entrada" e o de "saída" são paralelos, obviamente.
Qual é a liberdade que o projetista tem para mudar a relação das marchas, sabendo que o engrenamento tem que ser perfeito?
Será que consegui me fazer entender?
Guilherme com a palavra, please.
Luiz Baum
Luiz,
Potência e torque do motor aliado ao peso do veículo são as premissas de partida.
Basicamente a definição das relações de redução de cada marcha do câmbio é definido pelo projeto do veículo como um todo, onde o projetista sabe o que se espera do desempenho do veículo em cada situação, p/ex. baixa velocidade e alto torque, se 1a. marcha longa ou curta, ou qual a desmultiplicação na(s) marcha(s) longa(s), etc.
O projeto define quais as velocidades esperadas para cada marcha do câmbio.
Dai se parte para os números de dentes de cada par, pinhão e coroa. Num par de engrenagens, a menor se chama pinhão e a maior coroa.
É definida uma distancia entre eixos com o espaço menor possível ocupado pelo câmbio, que deve sempre ser compacto.
A distância entre eixos é verificada de modo a confirmar diferentes pares de engrenagens com as reduções desejadas. Caso não, se altera a distância entre eixos até que se obtenha todas as relações de pares de engrenagens desejadas. É um processo de tentativa e erro, com aproximações sucessivas.
Essa distância é então fixada e rege o resto do projeto do câmbio.
Em alguns casos a relação de redução ou desmultiplicação desejada não pode ser alcançada devido à distancia entre centros de eixos fixada, para aproximar o mais possível da premissa inicial, se faz a correção de perfil de dentes.
O torque a ser transmitido por cada par de engrenagens define a largura delas.
Normalmente as engrenagens são de dentes helicoidais por 2 motivos: a) transmitem o mesmo torque com largura menor (mais compactas), pois o torque se transmite pelo comprimento do dente e não pela largura da engrenagem e b) dentes helicoidais são muito mais silenciosos, ao contrário de dentes retos.
Guilherme
Luiz,
O desenvolvimento de câmbios vem de longa data dentro dos fabricantes, eles vem sendo aperfeiçoados conforme a necessidade.
No nosso caso, os câmbios dos motores boxer são muito parecidos entre sí, no que tange a sua geometria e tamanho, mesmo com o aumento de potência e torque disponibilizados que houve nos últimos anos.
As folgas de projeto para transmissão de torque ( trata-se aqui somente e tão somente de torque) são muito grandes, pois o custo de fazer um câmbio menor (= mais compacto), em nada alteraria os custos de materiais e de usinagem.
Observe que câmbios são uma das partes mais resistentes em todos os veículos, nos autos são lifetime e sem troca de lubrificante.
Dificilmente se houve falar de problemas neles, com exceção do Ford Fusion, que foi recorde de quebra no mundo. Talvez explique muito bem o fechamento das suas fábricas de carros ao redor do mundo.
Última edição por Gnegraes; 15-12-2021 às 08:37.
Guilherme
Boa tarde, Véios!
Tenho notado que quando passo a marcha da 2ª para 3ª no shiftcam, sem acionar a embreagem, da meio que um pulo!
Até da 1ª pra 2ª não acontece é as demais tb não acontecem, acionam de boa!
Preciso me preocupar???
Porque todos no fórum sabem que farei uma viagem agora para Ushuaia, 25 setembro de 2023 e não quero ter problemas desagradáveis!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Guilherme
Vlw
Não acontece sempre!
Notei agora, um pouco, quando da viagem ao Moto capital!!!