O problema na questão de velas de ignição é o fato de não existir um padrão para a codificação .
Os maiores fabricantes que são NGK e Bosch adotam padrões diferentes, inclusive na designação numérica do grau térmico da vela, que são opostos...
Velas com eletrodos de Irídium são mais caras e garantem uma vida mais longa no uso. Relatos de velas "torradas" nos fóruns não me convencem que isso realmente tenha ocorrido por conta do material, posso garantir que isso é falso.
Em detrimento do que o teu "mecânico de confiança" diga, use SEMPRE a vela especificada no manual do produto, não substitua por produtos "melhores" baseado em achismos altamente técnicos e de "confiança".
Para veículos com motores amplamente utilizados mundo afora (automóveis), existe equivalência correta entre os fabricantes de vela. No caso de motos e que tenham uma produção numérica mais modesta, casos de marcas top como a nossa, não existe esta equivalência. É o caso das 1200GS e 1250GS onde só NGK possui a especificação de fábrica. NGK possui a especificação Irídium para algumas velas, mas não para todo o range de produção.
Vela é um item de durabilidade longa, seja em kilometragem seja ao longo do de tempo. O custo por km rodado é desprezível.
Acho desnecessário querer economizar em algo que talvez seja o item mais barato da moto, as velas.
Verificar o estados das velas a cada 10k é interessante e te mostra como está a combustão do teu motor. Se a vela se mostrar com aparência normal de acordo com fotografias de orientação do fabricante, remonte as tuas velas e seja feliz.... mas não se esqueça, velas não duram para sempre.