Postado originalmente por
FCRUZ17
Cleiton, vou te falar da minha experiência com 2 motos pq minha condição é bem parecida com a tua.
Atualmente tenho uma GS1200 e uma G650GS. A maior fica para viagens longas e passeios com a patroa e a menor para uso diário na cidade. Aqui em SP, na minha humilde opinião, usar uma GS1200 no batente do dia a dia é inviável. Seja pelo alto risco de roubo/furto ou simplesmente pq o trânsito caótico não comporta uma moto desse tamanho. Já realizei várias tentativas e sei que existem colegas que conseguem essa proeza, mas no meu caso, prefiro uma moto menor e supostamente menos visada que eu possa largar na rua sem dor de cabeça.
Aí vc deve pensar.... "ah, mas está com uma 650 pra uso diário e isso não muda muita coisa"... realmente, no quesito manutenção, risco bmw, etc, não muda muito. A 650 é apenas uma moto mais leve e menor, se comparada a 1200, mas todo o restante é meio complicado... seguro, manutenção, risco, etc. Atualmente, por exemplo, eu nem saio com ela a noite, pq acho muito arriscado, algo que não ocorreria se fosse uma moto de menor cilindrada.
No começo eu usava uma Lander que era excelente, mas eu sentia falta do ABS. Saltei para uma GS310 2019, que usei por cerca de 6 meses e depois vendi. É uma moto muito gostosa para uso diário, mas mesmo assim acaba chamando muita atenção, e no final das contas, os problemas que apareceram me fizeram desanimar da moto. Como o preço estava muito próximo, peguei a 650, que é uma moto imbatível em varios aspectos, mas para meu propósito de uso acaba sendo demais. Hoje penso em voltar para a Lander com ABS ou até mesmo uma Crosser 150. São motos confiáveis e com baixo custo de manutenção, sem contar que vc pode usar sem medo de ser feliz, pois o risco de roubo/furto é bem menor.
Meu real desejo seria ficar apenas com uma moto, mas ainda não encontrei uma forma de viabilizar isso com os modelos disponíveis no mercado e, principalmente, pq a 1200 é um caminho sem volta. Uma vez 1200, difícil conseguir ficar sem ela.
Finalizando, o que de fato eu não faria seria voltar para a GS310. Na minha opinião, é uma moto que está meio no limbo. Com o mesmo valor vc pega uma GS650, que é uma moto muito melhor, mais versátil e mais confiável.