Teoricamente (pois nunca fiz) você poderia deixar a embreagem mais leve/macia trocando as molas dela por outras de mesmo comprimento, mas um pouquinho mais moles.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Teoricamente (pois nunca fiz) você poderia deixar a embreagem mais leve/macia trocando as molas dela por outras de mesmo comprimento, mas um pouquinho mais moles.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
A característica principal de qualquer mola é a sua rigidez (C) que se traduz por carga x deformação da mola, (p/ex kgf x mm)
Se colocar molas "mais moles" ou de rigidez menor, provavelmente faltará força de compressão dos discos deslizantes de fricção sobre os discos de aço, a embreagem poderá patinar.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Talvez você consiga um resultado mais seguro fazendo uma boa revisão do mecanismo de acione. Já vi alguns casos onde o acionamento estava pesado por falta de lubrificação do cabo no conduíte ou até mesmo alguma torção.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Rodrigo, gosto muito de alternativas, mas, essa é uma alternativa cara e que pode levar a situações complicadas, tipo, perder embreagem na serra da canastra...não faria nunca. Ainda mais que, com uma simples bolinha de fisioterapia, o irmão resolve a questão.....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
E complementando pra não ficar mal entendido. Lembro de um companheiro de andanças que comprou uma Amazonas, motor do fusca e a maneira que ele encontrou pra conseguir acionar a embreagem da bruta, foi com uma bolinha. Ficou alguns dias apertando a bolinha, é assim conseguiu com facilidade conduzir a moto.
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Estas molas possuem alta rigidez, o que significa muita carga para pouca deformação.
Determinar o quanto se pode reduzir na carga para uma mesma deformação é muito difícil sem os dados de coeficiente de atrito das placas de fricção, suas áreas, etc.
E posso afirmar que pouco alteraria a força necessária de acionamento do manete da embreagem.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Rodrigo, minha empresa já forneceu um equipamento de testes de molas prato para a ZF-Sachs.
O equipamento comprime a mola e fornece um gráfico força x curso, tanto durante a compressão quanto a descompressão.
Posso te afirmar que o "range" é muito, mas muito pequeno.
Qualquer desvio do gráfico padrão e a mola é rejeitada.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )