Muito bacana mesmo, vocês são excelentes!
Muito obrigado por me ajudarem. Na revisão de 10k questionei na concessionária pois a frenagem da 2016 que tinha era mais linear e acentuada sempre passou muita segurança, mas nessa 2020 quando freia somente na manete, a traseira fica chimando e afunda a frente, me falaram que era programação pois essa moto tem vários tipos de regulagem pelo menu dela. Por isso achei que esse consumo de pneu estava ligado a essa configuração de abs. Mas até agora continua essa insegurança do freio. Em relação ao pneu, por sempre ir embora um pouco tarde, o trânsito é mais tranquilo então ando um pouco mais forte. Aí justifica o gasto. Agradeço mesmo a explicação de todos. São mesmo top!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
João,
Acho que vale a pena ler o Manual de Proprietário com atenção. Eles tem muuuuita informação e a gente não consegue absorver tudo de uma vez, tem de ter paciência e ler, ler, ler...
Os modos de pilotagem configuráveis alteram significativamente todo o conjunto da moto, desde a suspenção, passando pelo motor.
Vale a pena em um local tranquilo, testar cada um dos modos e observar as reações do conjunto.
Qual configuração você está usando normalmente no asfalto?
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Rapaz, vou olhar sim. Mas tive observando e utilizando o freio traseiro somente, já para também testar o ABS e percebi que a traseira realmente sai do fluxo normal e balança bastante, mesmo na reta! Mas vou rever o manual e fazer novos testes! Abração! Normalmente no Road em tempo seco e Rain no molhado!
É estranho o problema, João. Já tive a GS 1200 e agora estou com a GSA 1250 e, nesse quesito, sempre foram muito estáveis - a 1250 até mais que a 1200, mas sem qualquer preocupação com ambas. Ando normalmente no Dynamic PRO. O Road e o Rain são mais "domesticados", então acredito que deveria ser mais tranquilo ainda.
Num chute lá do meio de campo, você sente se a moto afunda a frente quando freia a traseira ? Não deveria afundar (a tal da tecnologia Telelever e Paralever), mas...
PS: a suspensão eu mantenho no Road.
Também acho muuuuito estranho....
Uma das características de suas suspensões Paralever e Telelever que mais me impressiona é exatamente o fato de não "mergulhar" a frente.
O equilíbrio é impressionante na frenagem, a estabilidade da moto é incrível.
Isso pode ser sentido claramente quando após uma frenada mais forte até a paralização da moto, ao soltar o freio a moto inteira se levanta.
Traseira rabeando é sinal de frenagem muito forte somente no freio traseiro.
Uso na imensa maioria das vezes o freio dianteiro.
Freio traseiro só em ocasiões de baixíssima velocidade e mesmo assim de vez em quando, até por que há torque vindo do motor e o freio traseiro se contrapõe ao movimento.
Guilherme
Uso só o freio traseiro depois que o manete fezo serviço basico. Não "afocinha". Uso so o ROAD. O freio traseiro eu uso pra mantê-la parada, quando paro. Somente nessa situação eu uso só o freio traseiro.
Minha moto anterior era a 3B 2016 e não tinha esse problema, o freio desta 1250 é excelente, mas em alta velocidade e em uma emergência, a traseira fica leve e rabeia muito, comprometendo a estabilidade. Já fiz vários testes depois de dois sustos(fechada) que tive. Todos `a noite, pista vazia e a mais de 150km/h e realmente a traseira balança muito, isto acionando apenas a manete, chega a assustar! Já utilizando apenas o traseiro rabeia menos e com o ABS consegue parar tranquilo, bem bacana. Mas foi apenas teste, porque nessa excelente e maravilhosa moto, como em todas, o freio principal é o dianteiro, tipo 70/30 na frenagem. Para se ter uma ideia, desde que adquiri a 1200 e a praticamente a um ano que tenho a 1250, nunca tinha usado o freio traseiro(exceto no offroad) comecei a fazer teste com o traseiro por causa dos sustos! E foram grandes, pois na cidade e bairro, andamos pianinhos, mas na estrada tem que torcer o cabo!
João,
Só um comentário: as GS atingem velocidades de 200km/h, mas não foi projetada para isso.
Andar em velocidades muito altas pode ser um risco.
Creio que 120km/h em rodovia seja uma velocidade de cruzeiro boa e com a qual se tem domínio da moto em caso de surgir imprevisto.
Dirigir na defensiva sempre, shit happens....
Sobre freiar com o traseiro rabear menos, sim rabeia menos, mas não para a moto.
E frear com o traseiro te obriga a reduzir as marchas rapidamente, de outro modo você freia e o motor empurra...
Frenagens fortes tem de ser com o dianteiro.
Última edição por Gnegraes; 26-11-2021 às 17:03.
Guilherme
Sim com certeza, apenas fiz esses testes pois as vezes(várias) andamos um pouco mais forte! Obrigado!