Por essas e outra que o Piu trabalha sozinho e é muito rigoroso na montagem das peças, quando fui lá pela primeira vez ele me contou um relato desse de pinça traseira mal instalada que ocasionou um acidente.
Por essas e outra que o Piu trabalha sozinho e é muito rigoroso na montagem das peças, quando fui lá pela primeira vez ele me contou um relato desse de pinça traseira mal instalada que ocasionou um acidente.
Estranho...
Até hoje eu nunca desmontei uma pinça ou soltei ela da bengala (ou balança) para trocar pastilhas.
Luiz Baum
Guilherme,
Só um aparte,
Em motos com corrente de transmissão e balança traseira normal, não precisa tirar as pinças, nem dianteira e nem traseira. Tira o eixo e solta a roda. No caso de furos ou troca de pneu, balanceamento etc, não se mexe nem nas pastilhas....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Para remontar uma roda, o correto é se ter a(s) pinça(s) desmontadas.
Coloca-se a roda no lugar e depois de montada e corretamente apertada, com a pinça de freio nas mãos abre-se o espaço necessário para encaixar o disco pressionando-se com cuidado os pistões.
Desta forma a operação é feita com mais cuidado e sem forçar os pistões da pinça na introdução do disco, já que o conjunto da pinça é leve e fácil de se manobrar na montagem.
No caso de roda dianteira com dois discos, fica bastante difícil abrir as duas pinças simultaneamente e encaixar os discos nos gaps e encaixar a roda na posição correta para introduzir o eixo da roda.
Última edição por Gnegraes; 04-09-2021 às 11:28.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
O manual RSD indica fazer isso: desmontar a(s) pinça(s) para remoção da roda, no caso a dianteira.
desmontar roda.JPG
Soltar pinça de freio.JPG
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Boa noite!
Troquei as pastilhas de freio traseiras na última quarta-feira. Com a moto no cavalete central e para facilitar o serviço, soltei a roda traseira e em seguida soltei as pinças.
Removi os 2 grampos que prendem um pino que retem as pastilhas. Retirei as pastilhas que estavam com pouco mais de 1 mm de espessura. Tive que pressionar os pistões pra reencaixar as pinças no disco. Montei na ordem inversa ao que descrevi. Não substituí os parafusos que prendem as pinças, usei os mesmos. Usei um pouco do produto adesivo líquido de alto torque (esqueci o nome do troço) pra prender os 2 parafusos. Acho fiz tudo certo.
Depois de andar uns 30 km na cidade, vim pra Brasilia com a garupatroa numa boa ... foram cerca de 440 km. Por enquanto, não tenho o que reclamar.
Sobre o consumo de combustível / autonomia, falarei noutro tópico.
Ainda falando de troca de pastilhas, nunca precisei retirar roda dianteira ou traseira para efetuar o serviço.
E também nunca tive problema para retirar ou montar rodas sem desmontar pinças.
Na hora de montar a roda vale a dica de afastar um pouco o pistão para facilitar o serviço.
Nunca tive moto com 2 discos na frente então não tenho idéia da dificuldade extra que isto representa.
Luiz Baum
Interessante Guilherme,
Talvez seja para valorizar o serviço na autorizada. Pois em nada compromete vc retirar uma roda colocar novos pneus e remonta-la sem mexer nos freios. Em todas as motos fiz isso e todos montadores de pneus profissionais fazem assim, inclusive na moto GP, em todos os fabricantes. Todos pode ser um exagero, mas é bem próximo disso.
Você está certo em atentar para o manual do fabricante, mas não é isso que acontece no mundo real....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk