Postado originalmente por
isaianet
Como fui eu quem criou o tópico, gostaria de fazer alguns comentários.
Diferente dos modelos maiores, a GS310 não tem nenhum modo de condução e/ou tração, sendo tudo absolutamente comandado apenas por quem está pilotando. A retirada do botão On/Off do ABS traseiro foi uma exigência da CE em 2021.
Por ser menor e mais leve, torna-se uma moto mais simples de conduzir no off-road, o que no meu caso em específico tem sido o maior uso dela. A vida inteira fiz trilhas/passeios de 4x4, e acabei migrando para as motos recentemente.
No pouco tempo de experiência que tenho, já quase passei reto em uma curva em estrada de terra seca, onde estava a cerca de 50km/h e a moto simplesmente sofreu para parar. Se no dia tivesse a opção de travar e/ou modular o freio traseiro, poderia no mínimo ter apontado melhor para a curva.
Mas enfim, é uma questão de gosto/experiência/escolha pessoal. No asfalto continuarei com os recursos ativados, desligando o ABS traseiro quando sair dele.
Pensei na opção de apenas colocar uma chave On/Off no fusível do ABS, mas como é o mesmo fusível de várias funções do painel (velocímetro, hodômetro, etc), prefiro deslocar o sensor para não perder essas informações.
Esse video abaixo demonstra exatamente a situação que eu relatei acima. Estrada de terra seca, freiei o máximo que pude e quase passei reto:
https://www.youtube.com/watch?v=oW1fVY2m7JI
Abraços!