Olá Tolentino, estamos em casa amigo. Fique tranquio que tá tudo certo. A minha dúvida, e eu realmente recorro aos universitários (Kkkkkk), é saber se vale à pena pagar os 99,00 ou se isso é só jogada de marketing. A minha dúvida é: Quão importante é usar o filtro indicado pelo fabricante ? Pergunto aos mais entendidos, se esse item é realmente indispensável utilizar o do fabricante. Eu imagino que eu, assim como muitos, temos uma preocupação com a questão da lubrificação. Mas será que o filtro do carro e da moto não são iguais ? Se a rosca é a mesma, eu penso que não deve ter nenhum tipo de cálculo hidrodinâmico, que a vazão ou a velocidade de escoamento influencie no filtro.
Ou seja, desde que o volume de óleo dentro seja mais ou menos igual, e que ele seja indicado para a mesma viscosidade de óleo, será que não vale à pena utilizar os compatíveis ? Claro que estou partindo do princípio de que a qualidade é boa, senão não vale à pena nem pensar no assunto.
Com a palavra os entendidos do assunto:
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Crodão, como esse assunto é muito interessante e importante, pesquisei um pouco mais e encontrei informações mais detalhadas, inclusive acrescentando informações técnicas que desconhecia. Fiz o resumo abaixo para não publicar textos extensos:
retirado do site da Bosh, no tópico FILTROS DE ÓLEO:
“...devem ser substituídos periodicamente de acordo com indicação no manual do veículo afim de evitar o entupimento do filtro.
Em caso de entupimento do papel, alguns filtros possuem uma válvula de segurança, que se abre com a pressão da bomba de óleo, permitindo a passagem de óleo, mesmo que ele não esteja filtrado. Outros não possuem essa válvula...”
...”e quando o motor é desligado, uma válvula anti-retorno (ou bloqueio), não deixa o filtro ficar sem óleo. (apenas alguns filtros tem essa característica)...”
O vídeo abaixo, da MANN, fabricante de filtros originais e que atende a grande maioria dos fabricantes de carros e motos, demonstra perfeitamente a diferença entre um filtro original (ou de boa qualidade) e um filtro não original e, ainda, sobre filtros construídos sob "especificação do fabricante do motor". Note a informação sobre dois itens importantíssimos no filtro: a "válvula de segurança" e a "válvula anti-retorno".
Vista explodida de um filtro
filtro óleo - vista explodida.jpg
Resumindo:
1- o filtro de óleo tem construção mais complexa do que aparenta.
2- trata-se de componente que deve atender as especificações dos fabricantes dos veículos.
3- um filtro projetado para uso em um automóvel, cuja rotação de uso normal oscila entre 1.500 a 4.000RPM, tem um projeto diferente de um filtro para uso em motocicletas, cuja faixa de rotação útil é muito superior e que trabalha em condições bastante diferentes.
4- um filtro inadequado causará problemas no curtíssimo prazo.
Última edição por TOLENTINO; 30-05-2013 às 16:21.
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
Aristóteles
Vendo o vídeo da pra perceber como é importante trocar o filtro de óleo a cada troca, principalmente com o combustível precário que nós temos no Brasil.
Muito bom Tolentino.
[]'s
A. Morlin
Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08
Ex-XT660R Preta 08/08
Ex-XT660R Vermelha 09/09
Ex-BMW F800GS Triple Black 12/13
Atual BMW F800GS Triple Black 12/12
Parabéns, Sir Tolentino !!!!!
Sempre trazendo grandes informações para o Fórum.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
pessoal,
comprei um filtro do ford Ka da marca TECFIL e serrei ele para ver a diferença pro filtro original BMW (que também serrei)... os 2 filtros tem válvula de alívio, com uma pequena diferença na pressão de abertura, não lembro de cabeça, mas o filtro do Ka abre com 13 lbs e o da BMW com 11... diferença insignificante...
a princípio pode ser usado, mas estou fazendo pesquisas ainda... dá pra ver que o filtro da BMW é mais bem acabado e possui uma tela de metal na válvula de alívio, o que significa que, se o óleo passar por ela, vai ter uma filtragem bruta pela tela, mas é melhor que o filtro TECFIL, que não tem nada...
atualizarei assim que tiver mais respostas a respeito... não conheço ninguém que está usando o filtro do Ka... só ouço falar que o amigo do amigo usa e tal...
Muito boa sua pesquisa Andreitrom, se for constatado que o filtro gambi funfa bem, porque não usa-los.Infelizmente nos temos que buscar alternativas. Eu concordo com o Crodao quando ele diz que se alimentarmos estes preços praticados aqui no Brasil, isso ira perdurar por muito tempo. Porque o brasileiro não pode pagar um preço justo?
Pessoal,
Filtro de óleo aqui na minha cidade, do Ford Ka, original na CC Ford, é da marca Motorcraft, e custa R$ 13,00.
Só estou na dúvida se é esse que não da pra ser usado com o protetor de cárter original por ser maior. Alguém confirma??
http://outpecas.com.br/filtrooleoford.html#
filtrooleoford1.jpg
[]'s
A. Morlin
Ex-XT660R Preta 08/08
Ex-XT660R Vermelha 09/09
Filtro de óleo do Ford Ka.
Perfeito, não encosta no protetor de cárter original.
[]'s
A. Morlin
Ex-XT660R Preta 08/08
Ex-XT660R Vermelha 09/09