Postado originalmente por
Jorge K
Mais uma vez muito obrigado por me receber com tanto carniho.
Como eu já tinha mencionado na apresentação, eu pretendo fazer uma viagen de moto pelo Brasil. Ela vai ocorrer entre 15 de outubro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. O voo é reservado e pago.
Para vocês terem uma idéia melhor de quem eu sou, eu posso dizer que ao longo do tempo eu fiz seis viagens ao Brasil (cada vez como turista). Já na primeira viagem no ano 1989, que durou 8 mêses, me apaixonei pelo país. Junto com as seguintes viagens em 2003, 2005, 2006, 2009 e 2011 passei um total de 24 meses no Brasil e cheguei a conhecer muito. Durante uma estadía na Bahia, um amigo pousadeiro me emprestou sua pequena Honda Tornado para que eu pudesse conhecer melhor a região, fazendo rolês diarios bate e volta. Desde então não me sai mais da cabeça que a próxima viagem será toda de moto.
O problema não é a estação do ano nem para onde ir,o problema é como realizar.
Despachar a minha própria moto ( F700GS) para o Brasil por via marítima?
Não achei nenhuma transportadora querendo levar a minha moto para um porto brasileiro.Dizem que poderia sair caro e causar muita confusão e burocracia na aduana. Além de que pode levar semanas para liberar a moto na alfândega. Como assim? O que é que está acontecendo nos portos? Por favor, não me entendem mal, eu não quero falar mal das autoridades brasileiras nem ofender ninguém mas já ouvi verdadeiras histórias de horror, também por viajantes que escolheram este caminho. A minha primeira pergunta é: Algum de vocês tem experiência com isso ou pode me indicar um site oficial que fornece informações?
Completamente sem estresse e, por incrível que pareça sem custos para a aduana, seria o envio da moto para Santiago de Chile. Lá no porto você mostra os documentos do veículo a um funcionário para comprovar o número do chassi e já pode levá-lo. Só que neste caso eu teria que atravessar os andes, a Argentia e o Uruguai para finalmente entrar no Brasil. E aqui já vêm as próximas perguntas: as fronteiras estão abertas? Posso entrar no Brasil como viajante de motcicleta, registrada na Alemanha?
Outra possibilidade seria alugar uma moto por 3 mêses no Brasil. Eu já escrevi vários emails para locadoras, solicitando informações, mas infelizmente não recebi nenhuma resposta. Aqui também peço informações (valores de aluguel, indicação de locadora).
Mais uma possibilidade que me veu na cabeça é comprar uma moto no Brasil, porém acho que posso esquecer isso, pois não tenho local de residência no país.
No Brasil há muito a se conhecer. Eu não tenho um roteiro fixo. Não posso me comprometer até que eu saiba como arrumo uma moto no país, mas uma coisa é certa, eu estou com vontade e ansiedade de viajar e com muita saudade do Brasil!