Olá amigos de fórum, abri este tópico a fim de esclarecer as diferenças entre as 3 opções de bancos originais BMW que temos para a F800GS. É apenas a minha opinião pessoal. Não sou dono da verdade, talvez você possa ter opiniões diferentes.
1) Banco normal:
20130323_115028 (Large).jpg
Esse é o banco mais alto de todos, e o que têm mais espuma na posição do piloto. É também o mais estreito na posição em que sentamos. O ponto de contato são os ísquios, que são os 2 ossos que temos para sentar. Segundo os fisioterapeutas, o correto é sentarmos sobre os isquios. Eles foram projetados para suportar todo o peso do corpo sobre eles. Na prática, quando ficamos sentado mais de 40 ou 50 minutos sobre os isquios, já começa a doer forçando a mudarmos de posição (também explicável pelos fisios)
Banco normal visto por cima:
20130323_165804 (Large).jpg
2) Banco rebaixado:
20130323_115139 (Large).jpg
Esse é o banco mais baixo de todos, é o que têm menos espuma na posição que sentamos. Inicialmente quando sentamos nele, temos a impressão que ele é mais confortável que o banco normal, pois a área de contato é ligeiramente maior, apoiando parte da nádega. Mas é um engano. O banco rebaixado é o mais desconfortável de todos, ele é o que têm menos espuma e depois de 30 minutos sentado sob ele, o piloto já começa a sentir a falta da espuma quando anda em piso irregular. Se você pilotar somente em estradas do tipo "tapete" talvez ele possa ser mais confortável que o banco normal. Mas para o dia a dia, ele não absorve uma parte do impacto pela falta de espuma.
Para as pessoas de baixa estatura é o banco ideal.
Se você for do tipo mais alto (1.80m em diante), andar com o banco rebaixado significa andar com os joelos mais dobrados (mais desconforto).
Banco rebaixado visto por cima:
20130323_165711 (Large).jpg
Veja a comparação do banco normal com o banco rebaixado:
20130323_165944 (Large).jpg
3) Banco Confort:
20130323_115237 (Large).jpg
Como não poderia deixar de ser, o banco confort é o mais confortável dos 3 originais. A altura dele para o piloto, é intermediária entre o normal e o rebaixado. Para o garupa ele é o mais alto. Inicialmente quando sentei pela primeira vez no banco confort, eu achei que ele tinha um pouco menos de espuma que o normal, e que isso talvez comprometesse o conforto, mas na prática ele cumpre bem o papel.
Devido ao fato dele ser o mais largo dos 3, e de apoiarmos uma parte maior da nádega, ele acaba apoiando uma área maior e dá um conforto extra por ser do tipo cela, e apoiar a parte traseira da nádega, projetando levemente o nosso corpo para frente e dando apoio à nadega.
Banco Confort visto por cima:
20130323_165815 (Large).jpg
Veja a altura do banco confort comparado ao normal:
20130323_170005 (Large).jpg
Aqui podemos ver a comparação do banco confort com o banco rebaixado:
20130323_170023 (Large).jpg
A visão dos 3:
20130323_114636 (Large).jpg
Como podemos ver acima, a quantidade de espuma do banco Confort para o garupa é consideravelmente maior do que os outros 2. Certamente o garupa não pode reclamar do banco Confort. Com certeza o banco confort é o mais confortável tanto para o piloto como para o garupa.
Em termos de beleza, há quem prefira o banco normal.
Eu particularmente, com 1.79m de altura, prefiro usar o banco normal na cidade e o confort para viagens.
Eu comprei gato por lebre, achando que tinha comprado o rebaixado como se fosse o confort. Então resolvi abrir esse tópico com o intuito de ajudar aqueles que não conhecem as 3 opções.
Fora os 3 bancos originais, há também os bancos paralelos, como é o caso do Pedrinho Bancos (bocas de SP), que segundo quem usa, é muito bom.
Eu particularmente nunca usei então não posso falar.
Segue uma imagem que peguei da Internet do banco do Pedrinho:
DSC_0003.JPG
Se alguém aqui for for Fisioterapeuta ou da área de saúde e puder falar da ergonomia do assunto, certamente poderá enriquecer esse tópico.
Esperto ter ajudado
Abc