Página 15 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 51314151617 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 141 a 150 de 195

Tópico: Recall do cardã?

  1. #141
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    948
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    - Inspeção do cardã incluído nas revisões a cada 20 mil km
    Incluído e cobrado !!

    agora está surgindo a mesma informação em outros lugares
    Poisé, a notícia está confirmada por várias CC.
    E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas.
    Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca.
    Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu !

  2. #142
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.498
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Incluído e cobrado !!


    Poisé, a notícia está confirmada por várias CC.
    E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas.
    Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca.
    Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu !

    Nada de estranho. Trata-se de um novo motor, com potência e torques diferentes do anterior, isso significa que o eixo e cruzetas são novos e diferentes dos modelos anteriores.

    Existe um ditado que diz: .... cachorro mordido de cobra, tem medo de linguiça....
    Não existe peça sem desgaste, não existe peça que dure a vida toda.
    A baixa manutenção verificada nos eixos cardã incutiu o mito que não desgasta, não quebra, dura para sempre.

    A fábrica decidiu que o eixo deve ser trocada a cada 80K, com custo para o proprietário. Garante confiabilidade no uso em qualquer situação.
    Isso elimina problemas políticos e jurídicos. Ponto final.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #143
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.507
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  4. #144
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.498
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Como sempre afirmei aqui, claramente os problemas observados a partir das 1200 LC em 2013 por óbvio ululante e gritante erro de projeto das coifas e respectivos alojamentos na saída do câmbio, nas extremidades da balança monobraço e na entrada da caixa de redução de engrenagens traseira, foram reconhecidos pela fábrica. Basta ver a mudança de materiais observada nas recentes 1250...

    Na nova 1300GS a BMW indica trocar com 80k...
    Não é obrigatório, cada um faz o que bem entender. O custo da peça e MO é do usuário.

    Essa indicação no Manual de proprietário livra a BMW de reclamações dos usuários, desgaste na mídia, problemas jurídicos = despesas enormes.

    BMW nunca afirmou, garantiu ou outra coisa que o valha, que o eixo cardã e suas cruzetas são eternos.
    São duráveis e de baixa manutenção? Sim. Dão menos problemas que transmissão por corrente de rolos? Sim.
    Mas não são lifetime....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #145
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Bom dia . Tive uma GS 800 que com 32 mil km precisei trocar a relação . Se tivesse ficado com ela acredito que com 90 mil km teria trocado 3 relações coroa/pinhão . Pelo que paguei nessa troca da relação na CC pode ser que o cardã seja quase o mesmo preço se tiver que trocar 1 vez só com 90 mil km .

  6. #146
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    948
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300.

  7. #147
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.498
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300.

    O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.
    BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso...
    A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc.

    A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc.
    Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave.

    Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #148
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.507
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.
    BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso...
    A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc.

    A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc.
    Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave.

    Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã.
    Eu posso opinar com propriedade sobre isto, pois tive motos com corrente por mais de 35 anos, inclusive a última, a TDM 900, estava com a mesma corrente por 48K e não tinha sinal de ter chegado à metade da vida....
    Eu ainda assim prefiro o cardam, por diversos motivos....limpesa, durabilidade, Aparência, segurança etc...acho mesmo que é porque é inerente à GS....e ela é bia demais.
    Nao imagino uma GS com corrente.
    E nem uma harley com cardam....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  9. #149
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    948
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Sem dúvida, Reiner e Guilherme. Cardã é tudo de bom e não tem como pensar a GS/GSA sem ele.
    Mas, "filosoficamente", foi interessante a provocação do Antonio - como eu disse, não tinha pensado dessa forma (faz muito tempo que não tenho moto com corrente).
    É claro que, se bem manutenidos e cuidados, cardã e corrente podem durar muito mais que a média do "uso padrão" que, a depender de quanto a CC vai cobrar o cardã, poderia ter um custo semelhante quando da troca.
    Esperar para ver.
    Por enquanto vou curtindo e lubrificando o cardã da minha GSA a cada 20 mil kms, com promessa de troca gratuita aos 60 mil kms !!

  10. #150
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Só como curiosidade de preço . Trocado o veio de transmissão em 10/2022IMG_5026.jpeg

Página 15 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 51314151617 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!