Guilherme
Obrigado pela informação.
Leio isso com muita tristeza e decepção, lamentável!
Guilherme
Obrigado pela informação.
Leio isso com muita tristeza e decepção, lamentável!
Eu penso que, as válvulas de admissão e exaustão são gerenciadas por software. E penso que numa determinada situação esse controle de válvulas pode mantê-las fechadas numa situação imprópria, provocando um freio motor indesejado, que talvez um comando de válvulas normal não provocaria. Então, como os câmbios da 1250 e 1200 sao iguais e a potência e torque não subiram absurdamente, penso que um ajuste de software seja suficiente para solução do problema, visto que o nosso amigo Tuco10 não detectou diferença na tocada da moto antes e depois da atualização do software....
Penso ainda que os proprietários de veículos da stellantis devem ficar mais preocupados com seus motores.
Isso penso eu, que não entendo nada....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Oi Reiner,
O comando de válvulas variável não tem relação com freio motor. É impossível manter as válvulas fechadas.
O sistema chamado na BMW de Shiftcam altera o ângulo de aberturas e o total de abertura de cada válvula, seja de admissão, seja de exaustão.
Ele proporciona melhor rendimento do motor nos diferentes modos de pilotagem que a moto tem e que são vários. Bom rendimento do motor significa menor consumo em cada tipo de pilotagem e menor aquecimento.
Há vídeos mostrando o Shiftcam em ação, vale a pena assistir.
O Tucco relatou freio motor mais lento e diferente, que é o que a BMW está fazendo para não gastar uma fortuna no Recall.
E isso altera a pilotagem em velocidade, na frenagem pura e nas entradas de curvas, essencial.
O comunicado da BMW tem uma mentira deslavada: nunca houve funcionamento irregular no controle do motor....
Temos 250.000 usuários no mundo e nem umazinha reclamação a respeito da narrativa recém criada. Parece coisa da esquerda, reescrever a história...
Passa moleque em estado puro na arte de mentir. Bem condizente com o momento que vivemos: uma narrativa.....
Para validar o escrevo e afirmo:
Engo. Guilherme Costa Negraes Jr.
CREA 060090430-8
Última edição por Gnegraes; 19-02-2023 às 09:53.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Obrigado pela explicação Guilherme. Mas sem abusar da sua boa vontade e competência, já abusando, como fizeram para diminuir o freio motor ou deixá-lo mais lento?
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Última edição por Reiner; 17-02-2023 às 18:24.
Guilherme, como não sou engenheiro, me dou o direito de falar bobagem.
Então vamos lá: vc disse que o shiftcam "proporciona melhor rendimento do motor nos diferentes modos de pilotagem que a moto tem e que são vários".
Aí minha dúvida: o tal shiftcam tem apenas funcionamento "mecânico", sem intervenção eletrônica ? Se não, o software não poderia atuar no "funcionamento variável" das válvulas, ainda que de forma indireta, via modos de pilotagem ?
Digo isso porque, nessa minha lógica, os modos de pilotagem alteram parâmetros de funcionamento do motor e, havendo correlação com o funcionamento do shiftcam, poderia ter um reflexo a partir do software - e aí talvez fizesse sentido a alteração objeto do recall.
Link do site da BMW onde noticia o recall:
https://www.bmw-motorrad.com.br/pt/s...uncements.html
No final há um link que baixa uma relação dos chassis - cerca de 16000 motos
Bom dia!
No texto desse recall não entendi por que a sua abrangência é tão ampla "... fabricados entre setenbro de 2017 e ...."
"A BMW convoca os proprietários dos veículos modelos R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, fabricados entre setembro de 2017 e janeiro de 2023, a entrarem em..."
A dúvida é:
Em 2017 a BMW já fabricava a R 1250 GS ?
Ou nesse período já fabricavam alguns componentes que foram utilizados nesse novo modelo ?
Acrescentando, o Número de Identificação Veicular - NIV - ou popularmente o "n° do chassi", codifica no 10° dígito o ano do modelo do veículo.
Na lista do recall constam veículos com o 10° digito entre "K" e "P", que são assim decodificados (ano do modelo):
K - 2019
L - 2020
M - 2021
N - 2022
P - 2023
Teria a BMW empregado nas motos "1250" (lançada em 2019) componentes de motor e/ou câmbio fabricados cerca de 2 anos antes (2017) ?
Oi, Marivaldo. Também notei essa sua observação.
Suponho que, como é um recall "mundial" (quiçá "universal" - rsrs), estão considerando a data mais antiga de produção, não necessariamente a data de lançamento no Brasil.
Como vc citou, para o "nosso" recall, os chassis convocados vão de K (2019) a P (2023). E veja que vai até jan/2023, pois foi nesse mês que interromperam a entrega e passaram a fazer a alteração nas motos zero km.
Última edição por EvertonM; 18-02-2023 às 11:48.