Cristiano, o que é resseguro?
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Rener; O resseguro nada mais é que a terceirização de apólices de seguro, um contrato em que o resseguradora (a qual você contrata) assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (as grandes como, BB, Bradesco, Itau . . .) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro.
Acredito ser o caso da Suhai (onde minha moto esta segurada)
Corrijam-me se eu estiver errado. ;-)
Última edição por crmendesme; 02-04-2023 às 11:50.
O seguro é uma "aposta" que você faz com a seguradora, acreditando que seu bem poderá ser sinistrado. Você paga o prêmio antecipadamente. Se o bem sucumbir nas regras previstas na apólice no prazo de validade, você "ganha a aposta".
O resseguro ocorre quando uma empreaa seguradora faz o seguro de um bem cujo valor é maior do que ela pode suportar em caso de sinistro, "descarregando" o eventual ônus em outra seguradora de maior porte.
Por exemplo, o seguro de um navio mercante por uma empresa seguradora pequena, que recorre a outra seguradora maior (ou a um consórcio de seguradoras), por meio do resseguro.
Em caso de sinistro (o navio naufraga), as 2 suportarão o ônus dos contratos (apólices). O segurado aciona a seguradora, que aciona a resseguradora.
É mais ou menos assim. (Obs: não sou corretor de seguros).
Pesquise "Instituto de Resseguros do Brasil".
De repente o assunto se tornou importante pra mim, Everton, prova da enorme importância deste fórum. Cheguei à conclusão que faço seguros sem, no fundo, acreditar que vou precisar deles. Vale prolongar o tópico pra esclarecermos isso. Minha moto tem seguro; em viagens de moto para o exterior faço o seguro viagem; sofro um acidente e quebro tornozelo; quem me socorre na estrada (ou na cidade) deverá ser o serviço público de resgate. Posso ser levado a um hospital privado e algum dos dois seguros pagará as despesas? Sendo acidente em via pública (cidade ou estrada), terei que ser levado para atendimento no serviço público? Se eu sofrer acidente sem danos à moto, mas se não puder pilotar de volta??? Se o tópico continuar, mais à frente, vou relatar experiência pessoal recente que tive envolvendo esses dois tipos de seguro...tchan tchan tchan...Fiquei surpreso com o desfecho, mas desconfiado...