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Tópico: Nova R1300GS

  1. #31
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    Citação Postado originalmente por caborge11 Ver Post
    Bem legal o resumo!!! O que me chama a atenção é sobre os números de torque, como eu falei mais acima, a Ducati Multi V4 e a Tiger 1200 demonstram muito mais força ao subir as marchas mesmo com números de torque máximo inferiores à GS. Imagino que isso se deve a curva de torque, possivelmente mais plana na Tiger e Ducati, ainda que o torque máximo da GS seja atingido em uma rotação mais baixa que elas.

    Enviado de meu 2303CRA44A usando o Tapatalk

    Isso não tem absolutamente nada a ver com a curva de torque do motor, mas com a relação de redução das marchas do câmbio.

    As BMWs RXXXXGS sempre tiveram a 1a marcha longa, nos modelos atuais vai até 80km/h. Te permite rodar a baixas velocidades sem necessidade de cambiar a todo momento, o que é muito interessante e útil.

    As relações de redução do câmbio das GSs são desta forma para que te permita andar na faixa ideal de torque em velocidades maiores na estrada, que é o foco do projeto, vitorioso por sinal.

    A prova da excelência das relações de redução do câmbio é o fato de ter o melhor consumo de combustível dentre todas as grandes Bigtrails.
    Prova inexorável que se roda utilizando de forma correta a faixa de torque ideal no range de rotações.
    Última edição por Gnegraes; 18-10-2023 às 08:00.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #32
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    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    No torque só aumentou a diferença…

    Não sou muito ligado em números e o que gosto da 1200/1250 é a manobrabilidade (se é que existe essa palavra) e suavidade da moto.

    Espero que a 1300 no mínimo mantenha essa característica.


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    Beto,

    Acho que a ciclística da R1300 GS deve ter melhorado, pois na nova concepção do motor o CG (centro de gravidade) do motor é mais baixo,
    Isso é fruto de terem adotado a posição do câmbio embaixo do motor.
    Guilherme

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  3. #33
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    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Isso não tem absolutamente nada a ver com a curva de torque do motor, mas com a relação de redução das marchas do câmbio.

    As BMWs RXXXXGS sempre tiveram a 1a marcha longa, nos modelos atuais vai até 80km/h. Te permite rodar a baixas velocidades sem necessidade de cambiar a todo momento, o que é muito interessante e útil.

    As relações de redução do câmbio das GSs são desta forma para que te permita andar na faixa ideal de torque em velocidades maiores na estrada, que é o foco do projeto, vitorioso por sinal.

    A prova da excelência das relações de redução do câmbio é o fato de ter o melhor consumo de combustível dentre todas as grandes Bigtrails.
    Prova inexorável que se roda utilizando de forma correta a faixa de torque ideal no range de rotações.
    É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

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  4. #34
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    Citação Postado originalmente por caborge11 Ver Post
    É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

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    Opinião de um mero usuário.

    Minha GS é 22/21, para se entender a relação de câmbio. Além do câmbio nada suave (que acredito ser característica do projeto), acho o giro muito alto em velocidades moderadas. Se não estou enganado, a 4000 giros a velocidade é de 112 km/h. Vai ver é mal costume de dirigir carros por muito tempo.... mas me agradaria se a relação fosse um tantinho mais longa.

    Precisa acelerar? Marcha pra baixo e a coisa se resolve. Na maior dos tempos, se pilota em rodovia em 6ª marcha em velocidade de cruzeiro. Daí meu desejo que o motor girasse em menor rotação.

  5. #35
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    Citação Postado originalmente por Kinha Ver Post
    Opinião de um mero usuário.

    Minha GS é 22/21, para se entender a relação de câmbio. Além do câmbio nada suave (que acredito ser característica do projeto), acho o giro muito alto em velocidades moderadas. Se não estou enganado, a 4000 giros a velocidade é de 112 km/h. Vai ver é mal costume de dirigir carros por muito tempo.... mas me agradaria se a relação fosse um tantinho mais longa.

    Precisa acelerar? Marcha pra baixo e a coisa se resolve. Na maior dos tempos, se pilota em rodovia em 6ª marcha em velocidade de cruzeiro. Daí meu desejo que o motor girasse em menor rotação.

    Kinha,

    Rotação do motor a 4.000rpm não é alta, está na metade do range do motor, salvo engano vai ao limite de 8.000rpm.
    E nesta rotação você está na faixa de torque ideal, se acelerar, o motor responde.

    Relação mais longa? Precisa mais velocidade? Acho que a GS não foi feita para andar mais rápido do que já anda, não tem aerodinâmica condizente.

    Veja as curvas de Potência e Torque dos motores 1200 e 1250 LC (as linhas claras são do 1200 e as escuras do 1250):

    Potencia-torque R1200-1250GS.JPG

    No caso do teu motor (1250), veja que entre 4.000rpm e 7.500rpm o torque é quase constante varia de 130 a 145Nm, uma variação muito pequena.
    Se você estiver rodando nesta faixa de rotações, se acelerar forte, o motor responde na hora....
    Última edição por Gnegraes; 18-10-2023 às 17:04.
    Guilherme

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  6. #36
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    Citação Postado originalmente por caborge11 Ver Post
    É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

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    Neste video ele mostra um exemplo que na 5 marcha ele anda abem de boas
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  7. #37
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    Outra coisa a moto teve uma redução do tamanho lateral do motor em 6mm, e o tanque mais baixo reduzir inda mais o centro de gravidade, o motor se tornou mais eficiente e leva 1 L a menos d gasolina no tanque.

    Também o quadro estampado deixou a moto mais fina, rígida, e mais curta, deixando muito mais ágil no off e em baixas velocidades.

    A roda que antes era de liga, agora é de aluminio forjado com 6kg de redução, e a roda raiada teve reforços.
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  8. #38
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    Citação Postado originalmente por caborge11 Ver Post
    É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.

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    Christian,

    Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....

    O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
    Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???

    Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
    Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...

    Nas outras marchas as rotações do motor são:

    - em 5a marcha: 1.113rpm
    - em 4a marcha: 1.262rpm
    - em 3a marcha: 1.536rpm
    - em 2a marcha: 2.011rpm
    - em 1a marcha: 2.816rpm.
    - redução primária: 1,737

    A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....

    Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
    Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.
    Última edição por Gnegraes; 19-10-2023 às 09:20.
    Guilherme

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  9. #39
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    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Christian,

    Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....

    O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
    Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???

    Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
    Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...

    Nas outras marchas as rotações do motor são:

    - em 5a marcha: 1.113rpm
    - em 4a marcha: 1.262rpm
    - em 3a marcha: 1.536rpm
    - em 2a marcha: 2.011rpm
    - em 1a marcha: 2.816rpm.
    - redução primária: 1,737

    A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....

    Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
    Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.


    Christian,

    Na Tiger 900 com pneu traseiro 150/70R17 (mesmo perímetro externo do pneu da GS), temos uma relação coroa-pinhão de 50:16, 6a marcha 0,9671 e redução primária 1,652.
    Fazendo as contas a 28km/h em 6a marcha, a rotação do motor é de 1.174rpm.
    A rotação de marcha lenta dela é de 1.200rpm.....
    Última edição por Gnegraes; 20-10-2023 às 07:37.
    Guilherme

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  10. #40
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    Por que tão devagar ?

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