Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Bateria

  1. #1
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.439
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Bateria

    All,

    Após 5 anos de uso, minha bateria Yuasa YTX14-BS morreu.
    Comprei outra e já instalei. Não posso me queixar.

    Na Alemanha muitos estão usando as de LiFePO4, correntes de partida altíssimas, carregamento rápido e invariavelmente todas elas vem com calços plásticos para compensar o tamanho reduzido nos suportes. São mais caras mas o rendimento é muito maior, todos os usuários e as análises técnicas são muito positivas.

    Aqui no Brasil até onde pesquisei, temos a Aliant italiana. Perguntei lá na Alemanha se tinham experiência com essa marca e não recomendaram, qualidade inferior comparada às marcas que usam por lá.

    Cheguei a pensar em compra uma Aliant, mas devido ao feed back de baixa qualidade, fiquei com receio de incêndio/explosão.
    E não sem razão, a quantidade de vídeos que recebo de lá com explosões e incêndios é enorme.
    Aqui em São Paulo os Bombeiros estão cogitando em colocar nas diretrizes de projeto de prédios comerciais e residenciais que a vaga seja compartimentada com paredes corta-fogo em 3 laterais da vaga, para em caso de incêndio não propague rapidamente ao redor.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    924
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Olá, Guilherme.
    A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
    Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
    Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
    Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.
    Última edição por EvertonM; 22-07-2024 às 18:46.

  3. #3
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.439
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Olá, Guilherme.
    A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
    Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
    Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
    Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.
    Oi Everton,

    Sim, essa Yuasa serve para todos esses motores.

    Aqui custa cerca de R$900,00, foi o que paguei na Beto Motos Montada (vem sem a solução que precisa ser colocada na bateria para ativá-la e mais a montagem. Na Yuasa custa R$850,00 sem M.O.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #4
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    924
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Mais uma dúvida, se puderem me ajudar.
    Minha bateria original (Moura 12 V - 12 Ah) está com exatos 3 anos.
    Como disse acima, tive um pequeno perrengue, mas depois consegui dar a partida e não apresentou mais o problema.
    24 horas depois, chequei no painel e está apresentando 12,1 V com a moto desligada (com a moto rodando fica entre 14,1 e 14,2 V).
    Esses valores estão normais ?
    Quando deu o problema, a voltagem estava em torno de 11,6 a 11,8 V.
    Agradeço as avaliações.

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Everton, acho que sua bateria vai durar mais algum tempo, a tensão ligada está normal e carregando deveria estar em 13,8V, mas, a diferença é pequena....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  6. #6
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    924
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Valeu, Reiner. Grato

  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.439
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Valeu, Reiner. Grato
    A tensão da bateria carregada em repouso deve estar entre 12,3Vcc e 12,8Vcc.
    Se a tensão depois de rodar está abaixo disso, ela não está mais aceitando carga, a vida útil está próxima do fim...
    A vida útil de uma bateria é determinada pelo número de ciclos de carga/descarga que ela sofre.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #8
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    924
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
    Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
    No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
    Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.

  9. #9
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Everton, nem precisa.....use o painel mesmo.
    E mantenha os contatos limpos e apertados.....
    A R1200GS que tive, a bateria MOURA estava com 5 anos qdo o ladrão deu partida e foi embora, não tive mais notícias, rsrsrs.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.439
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
    Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
    No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
    Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.
    Everton,

    A tensão do multímetro deve estar correta.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!