Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Luz do ABS acessa e controle de tração piscando

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Feucopa
    Data de Ingresso
    Dec 2023
    Nome Real
    FERNANDO NUNES MAGALHAES
    Localização
    Brasília
    Moto
    BMW GS R1200 2013
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Luz do ABS acessa e controle de tração piscando

    Boa tarde amigos, Tenho uma R1200GS 2013, Estava saindo para pegar a estrada e do nada ela acendeu a luz do abs e o controle de tração ficou piscando! Pesquisei e vi algo sobre o sensor de roda, alguém sabe me informar se pode ser isso.mesmo? Outra coisa, ela não aciona o piloto automático por esse motivo né?

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.463
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Feucopa Ver Post
    Boa tarde amigos, Tenho uma R1200GS 2013, Estava saindo para pegar a estrada e do nada ela acendeu a luz do abs e o controle de tração ficou piscando! Pesquisei e vi algo sobre o sensor de roda, alguém sabe me informar se pode ser isso.mesmo? Outra coisa, ela não aciona o piloto automático por esse motivo né?

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

    Fernando,

    O melhor diagnóstico é feito com o scanner. Os códigos de erro vão dar o caminho.
    Até onde sei, o controle de tração não utiliza os freios e o sistema ABS.
    O ideal seria levar em uma CC para fazer o diagnóstico. Relate aqui o que vão te falar, pra gente verificar se não estão tentando te enrolar.

    Você fez algum teste com o ABS, como frear fortemente com o freio traseiro e verificar se houve a trepidação característica?
    Problema de ABS normalmente pode ter duas origens: escovas de carvão do motor da bomba gastos ou sensor de roda fônica.
    Sensor de roda fônica se estiver queimado ou com cabo rompido, a troca é rápida e a peça não é cara.
    Trocar as escovas de carvão do motor elétrico demanda tempo: desmontar, enviar via Sedex para São Paulo, remontar.

    O conserto do módulo ABS custa cerca de R$1.000 aqui. O módulo custa R$10k.
    O meu módulo consertei há uns 3 anos na Beto Motos (a melhor oficina BMW em Sampa), perfeito até agora. Se tiver interesse, te passo o contato.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1 Avatar de Feucopa
    Data de Ingresso
    Dec 2023
    Nome Real
    FERNANDO NUNES MAGALHAES
    Localização
    Brasília
    Moto
    BMW GS R1200 2013
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pois é, eu acho que o controle de tração também usa o sensor da roda fônica, mas a velocidade, trip e média estao funcionando sem problema! O abs de fato esta desligado, as rodas travam quando acionado o freio fortemente

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.463
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Fernando,

    O controle de tração é feito no gerenciamento do motor pela ZFE (ou ECU).

    Existem algumas maneiras de se modificar a potência e torque entregues na roda, como variar a vazão dos bicos injetores, modular a abertura da borboleta de ar no corpo injetor, alterar o modo de funcionamento do comando de válvulas (nos motores com shiftcam).

    Vou pesquisar mais para ver se a roda fônica conversa com o controle de tração, depois volto aqui...
    Se houver ligação, é provável que o sensor esteja com defeito.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 1 Avatar de Feucopa
    Data de Ingresso
    Dec 2023
    Nome Real
    FERNANDO NUNES MAGALHAES
    Localização
    Brasília
    Moto
    BMW GS R1200 2013
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pois é, pelo menos no que se refere a carro, o controle da tração usa a rotação das rodas para a leitura e entrega de potência, no caso da moto eu imagino que possa ser para ela não empinar ou para quando ela patinar, o.controle entra e tira o torque! Posso estar falando uma grande besteira, mas é o qir eu imagino! Eu estava saindo para viagem quando deu o problema é segui assim mesmo, assim qur retornar vou levar para passar o scanner

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.485
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Eu acredito que o sensor existente na carcaça da coroa/pinhão na balança traseira é único para todas as funções relativa à ABS, controle de tração, velocidade, anti welling ou seja lá o que for rsrsrs....
    Resumindo, o sensor pode estar com mal contato, fora de posição ou mesmo estragado....pra não estender para software ou centralina.
    Mas o sensor tem a ver com a leitura da velocidade.
    Pergunto: o velocímetro está correto?

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Feucopa
    Data de Ingresso
    Dec 2023
    Nome Real
    FERNANDO NUNES MAGALHAES
    Localização
    Brasília
    Moto
    BMW GS R1200 2013
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    O velocímetro está ok, por.isso.imaginei que teria alguma coisa a ver com a roda fonica

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.463
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Eu acredito que o sensor existente na carcaça da coroa/pinhão na balança traseira é único para todas as funções relativa à ABS, controle de tração, velocidade, anti welling ou seja lá o que for rsrsrs....
    Resumindo, o sensor pode estar com mal contato, fora de posição ou mesmo estragado....pra não estender para software ou centralina.
    Mas o sensor tem a ver com a leitura da velocidade.
    Pergunto: o velocímetro está correto?

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Falei com o Beto (Beto Motos) e ele me confirmou que se há problema, o controle de tração não funciona.
    Pode ser que o sensor esteja sujo (barro), pode ter-se deslocado (não emite sinal) ou queimou.

    Se for o sensor você resolve aí. Aparentemente teu módulo ABS deve estar OK, mas só depois de resolver a pane no sensor, você vai saber se o ABS está OK. Caso não esteja, tem solução e não é cara.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.463
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Feucopa Ver Post
    O velocímetro está ok, por.isso.imaginei que teria alguma coisa a ver com a roda fonica

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

    Fernando,

    A roda dianteira também tem roda fônica e sensor.
    Me arrisco dizer que o sinal dela na dianteira é que é usado para o cálculo da velocidade, pois ela não patina como a roda traseira.
    Se você está com problema de sensor, deve ser no traseiro. Scanner GS911 ou Motoscan (?) devem informar qual sensor está defeituoso, dianteiro ou traseiro.

    Achei esse vídeo sobre sensores de roda fônica em BMW, bastante interessante.

    https://youtu.be/XDsEQ3hAyQ8?si=AhHaKxBXt6zwcqoY
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de Feucopa
    Data de Ingresso
    Dec 2023
    Nome Real
    FERNANDO NUNES MAGALHAES
    Localização
    Brasília
    Moto
    BMW GS R1200 2013
    Posts
    13
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Fernando,

    A roda dianteira também tem roda fônica e sensor.
    Me arrisco dizer que o sinal dela na dianteira é que é usado para o cálculo da velocidade, pois ela não patina como a roda traseira.
    Se você está com problema de sensor, deve ser no traseiro. Scanner GS911 ou Motoscan (?) devem informar qual sensor está defeituoso, dianteiro ou traseiro.

    Achei esse vídeo sobre sensores de roda fônica em BMW, bastante interessante.

    https://youtu.be/XDsEQ3hAyQ8?si=AhHaKxBXt6zwcqoY
    Pois é, eu estou voltando para Brasília hj, na segunda vou tentar levar para passar o scanner e desvendar esse mistério! Assim qur o fizer mando aqui!

    Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!