Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Falta de torque adequado pode c ausar acidentes sérios!!!

  1. #1
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.463
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Falta de torque adequado pode c ausar acidentes sérios!!!

    All,

    Pode parecer frescura e preciosismo de técnico gabaritado ou de engenheiro mecânico.
    Mas torquear parafusos é extremamente importante.

    Todo parafuso deve ser torqueado no torque correto e de acordo com a geometria da rosca (diâmetro e passo da rosca) e do seu material. Não importa em que parte da moto está.
    Todo parafuso de qualidade tem gravado em sua cabeça o código de material e de sua tensão de elongamento.
    Não há desculpa, existem tabelas por todos os lados, inclusive aqui no nosso Fórum.
    Na minha maleta de ferramentas da moto tenho uma pequena tabela com os torques mais comuns para as rodas e pinças de freio.

    Vejam o vídeo abaixo. é o segundo que já assistí.
    A causa mais comum é desmontar a pinça para troca de pastilhas e ao remontar não torquear os parafusos de fixação da pinça.
    Com o passar do tempo a trepidação solta os parafusos, a pinça se solta e degola os raios da roda.

    https://www.facebook.com/share/r/xyL...ibextid=UalRPS
    Última edição por Gnegraes; 15-08-2024 às 17:44.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    934
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Ratificando o que o Guilherme disse acima, tenho um amigo que levou a moto para trocar as pastilhas e a CC não deve ter colocado o torque adequado (se usou torquímetro). Resultado: soltou a pinça e, por sorte, ele estava em baixa velocidade e conseguiu parar sem maiores problemas.
    Após isso, eu sempre dou uma revisada na moto (visual e manualmente) depois do retorno da CC.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!