Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 41

Tópico: Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda.

Piloto Nível 5 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Felipe, se eu entendi direito, vai meu grão de sal.
    Considerando que a vedação ficou legal e que você acompanha a pressão dos pneus periodicamente, creio que a probabilidade de perda repentina do ar não seria tão considerável.
    Na minha visão, o que poderia ocorrer é um murchamento gradativo caso o procedimento (PU + pedaço de câmara) apresentasse problema, como ocorreria num pneu sem câmara "original" que furasse.
    Não creio que a vedação se soltaria de uma vez, repentinamente, se utilizado o método que você citou. Por hipótese, se houvesse descolamento, começaria um pequeno vazamento e você notaria ao controlar a pressão do pneu.
    Umas "minhocas" a mais para pensar: se a roda dianteira atual não tem o tal "safety bead" e utiliza câmara, um furo ou estouro dessa câmara resultaria no mesmo risco da roda sair do pneu, pois haveria uma rápida perda de ar.
    Então, na minha opinião, ao fazer a vedação você estaria diminuindo esse risco.

Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Moto
    F800GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Melhor opção, na minha opinião, ainda seria essa:

https://www.kkeracing.com/products/v...016-black-hubs

Agora os impostos inviabilizam tudo nesse país.... infelizmente.
    Linda hein.

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Atualizando.

Ontem iniciei a saga Tubeless pela roda traseira.
    Fiz a desmontagem da roda, retirei o pneu, câmara e a cinta de proteção dos raios.
    Realizei uma limpeza minuciosa, iniciando com uma micro escova de aço na cabeça dos raios, com ajuda da Dremmel.
    Após, limpei todo o aro com desengraxante, por duas vezes, lavei com esponja e detergente e fiz uma boa secagem com ar e soprador térmico. Finalizei com uma limpeza utilizando alcool Isopropílico.
    Instalei a válvula nova no aro.
    Iniciei a aplicação do PU 40, cor preto da marca Tekbond. Fiz uma aplicação inicial selando a cabeça dos raios e depois vim aplicando uma camada mais espessa, no centro do aro e fazendo um acabamento utilizando um cartão plástico. A maior parte ficou com um bom acabamento, bem liso e uniforme. Alguns trechos ficaram um pouco irregulares, mas foi falta de prática minha.
    Irei aguardar o período de cura de cercade 72h e vou aplicar uma fita estilo silver tape para dar um acabamento final.
    Feito isso, vou colocar novamente o pneu para fazer o teste de vedação. Estando tudo ok, balancear e montar na moto.
    Meu único receio é o PU alterar o peso da toda e prejudicar o balanceamento. Utilizei cerca de 280g do produto no aro inteiro. Certamente essa quantidade é mais leve que o peso total de uma câmara de ar, mas o ponto é que não dá pra garantir uma uniformidade perfeita na aplicação, e alguns trechos certamente ficaram com uma camada um pouco mais espessa.
    Veremos o que acontece.

Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Muito bom, Felipe. Trabalho excelente. Acredito que vai funcionar muito bem.
    Fiquei em dúvida quanto à silver tape. Ela não poderia ressecar com o tempo e se soltar ou esfarelar (é um local que aquece bastante) ?
    Para pensar: talvez usar uma "fita" de câmara de ar de menor diâmetro ou outro material que tenha maior resistência ao calor.
    Avalio que não é necessário colar, somente resistir ao calor, principalmente porque a pressão é de dentro para fora e você fez uma boa selagem com o PU.
    Última edição por EvertonM; 18-02-2025 às 11:01.

Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Quanto ao desbalanceamento, creio que não será tão grande, se houver. Nada que um pesinho não resolva.

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Muito bom, Felipe. Trabalho excelente. Acredito que vai funcionar muito bem.
    Fiquei em dúvida quanto à silver tape. Ela não poderia ressecar com o tempo e se soltar ou esfarelar (é um local que aquece bastante) ?
    Para pensar: talvez usar uma "fita" de câmara de ar de menor diâmetro ou outro material que tenha maior resistência ao calor.
    Avalio que não é necessário colar, somente resistir ao calor, principalmente porque a pressão é de dentro para fora e você fez uma boa selagem com o PU.
    Everton, comprei uma silver tape de boa qualidade, da 3M.O objetivo da fita é finalizar a vedação e proteger o PU. Ví vários vídeos e em alguns o pessoal usa, em outros, não. Vou fazer um teste de aderência e resistência ao calor, com um soprador térmico. Acredito que se houver boa aderência, não irá soltar, mas tmb tenho a opção de utilizar a fita protetora do aro novamente, que basicamente é uma borracha grossa que já estava no aro.

Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Será um bom teste.
    A fita protetora do aro já foi "aprovada", então é também uma boa opção.
    Por gentileza vá compartilhando suas experiências. Com certeza está ajudando muita gente, além de nos proporcionar bastante aprendizado.
    Disse da silver tape porque já tive que fazer a retirada do local onde instalei (sujeito a calor), depois de alguns meses de uso, em razão de ter ressecado e começado a esfarelar - mas não era um aro de pneu !

Piloto Nível 2

Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Moto
    R1200GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Update.

Roda remontada ontem. Vazamento zero!
    Não foi necessário utilizar silver tape como proteção adicional, até porque a aderência do silver tape ao PU é ruim.
    Como disse, fiz uma camada generosa de PU40 sobre toda a parte central do aro e deixei secar bem. Sinceramente, da forma como ele veda, se fizer o serviço bem feito, dificilmente irá vazar. Sem contar que o PU é muito resistente e adere muito bem. O segredo é a limpeza prévia.
    Não houve influência no balanceamento.
    Farei agora na roda da frente.

Considerando isso, acho que é uma solução viável, duradoura, barata e relativamente segura para converter o aro da GS 800 em Tubeless, sendo assim, é uma alternativa que recomendo.

Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Tenho certeza que ficou um serviço excelente, Felipe. Parabéns !
    Acredito que não terá problema com vazamentos, ao menos por muito tempo. Se algum dia houver vazamento, você vai notar baixa de pressão gradativa, sem maiores riscos.
    Destaco o que você disse sobre a limpeza. Para mim esse passo é essencial para a aderência do PU - a superfície tem que estar muito limpa e seca.
    Agradeço por compartilhar sua experiência conosco. Vai servir para muita gente que quer fazer a mesma modificação.

Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Moto
    R1200GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Update.

Roda remontada ontem. Vazamento zero!
    Não foi necessário utilizar silver tape como proteção adicional, até porque a aderência do silver tape ao PU é ruim.
    Como disse, fiz uma camada generosa de PU40 sobre toda a parte central do aro e deixei secar bem. Sinceramente, da forma como ele veda, se fizer o serviço bem feito, dificilmente irá vazar. Sem contar que o PU é muito resistente e adere muito bem. O segredo é a limpeza prévia.
    Não houve influência no balanceamento.
    Farei agora na roda da frente.

Considerando isso, acho que é uma solução viável, duradoura, barata e relativamente segura para converter o aro da GS 800 em Tubeless, sendo assim, é uma alternativa que recomendo.

Parabéns Felipe, pela descrição deve ter ficado muito bom e seguro
    Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem